Com o objetivo de modernizar e tornar mais eficiente a gestão dos processos administrativos no âmbito do Estado, o governador Eduardo Riedel, lançou na segunda-feira (24), o Sistema de Processo Administrativo, meio eletrônico para gestão dos processos administrativos no Poder Executivo Estadual. O evento aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reuniu secretários de estado e gestores dos órgãos.
“Este é o início de uma caminhada que está no conceito da sociedade atualmente, que é o digital. Todos nós estamos inseridos neste processo, por meio da comunicação, serviços em geral. O que aconteceu com os bancos, vai acontecer com os governos. Alguns estados avançaram mais do que nós, e vamos aproveitar o que os outros fizeram para a nossa realidade, trazendo resultado e eficiência”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
A secretária de Administração, Ana Nardes, apresentou o cronograma do projeto e das capacitações que serão oferecidas aos servidores entre os meses de outubro e dezembro deste ano. A ação integra e fortalece os pilares do programa governamental Verde, Digital, Próspero e Inclusivo e inicia a transição prevista no Marco Temporal em que os novos processos da gestão pública deverão ser 100% digitais, a partir de 1° de janeiro de 2024.
“A transformação digital promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do sistema de processos administrativos, representa um passo significativo rumo a uma gestão pública mais moderna, célere e transparente. Com a digitalização, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com a eficiência e a inovação na prestação de serviços, demonstra o empenho do estado em construir um futuro mais tecnológico e sustentável para todos os cidadãos”, garantiu a titular da pasta.
Durante o evento foi formalizado o ato de implantação do Processo Administrativo Eletrônico para todo o Estado por intermédio da assinatura do Decreto de regulamentação, publicado no Diário Oficial Eletrônico nesta terça-feira (25). O Decreto institui o Comitê Gestor do Processo Administrativo Eletrônico (COGEPAE), responsável pela implantação do Sistema do Processo Administrativo Eletrônico nos órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.
A ação é alinhada com as diretrizes governamentais de transformação digital do Governo do Estado, e realizada em parceria entre a SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).
“Criamos a Secretaria Executiva de Transformação Digital que vai auxiliar o Governo a desenvolver as plataformas de serviços e outras ações efetivas. Teremos mais eficiência e qualidade, em especial nos processos eletrônicos. Tirar o papel é uma das primeiras ações, e assim damos mais sustentabilidade, com rapidez e economia, e caminhamos para transformar o Estado em digital”, disse o titular da Segov, Pedro Arlei Caravina.
O sistema está sendo desenvolvido pela empresa Osas Tecnologia, durante a solenidade de lançamento, o diretor Abel Diniz Arrivabene e o consultor, Jairo Bueno, apresentaram as principais funcionalidades, vantagens e resultados da implementação da plataforma.
Conforme Abel, a iniciativa representa avanço na modernização da Estrutura Estatal, ele destacou a agilidade nas comunicações e a redução do tempo necessário para realizar as tarefas administrativas. “Os documentos podem ser acessados e enviados instantaneamente, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos e processos manuais. A plataforma unificada das demandas internas e externas vai auxiliar na gestão, tramitação e destinação de documentos e processos através do sistema digital, eliminando os procedimentos em papel”, explicou.
Outro ponto positivo, conforme o diretor, é a economia de recursos. “O processo eletrônico elimina a necessidade do papel, impressão e armazenamento físico, o que resulta na economia de recursos financeiros, além de ser mais sustentável ambientalmente”, destacou.
Plataforma de EBC e BPMS
Gestão de Conteúdo, Documentos, Informações e Automação de Processos
Conforme o diretor da Osas Tecnologia, Abel Diniz, a plataforma ELLOS ECM além de suportar a adoção do Processo Eletrônico, já vem sendo utilizada com sucesso no Estado de Mato Grosso do Sul para a Transformação Digital de diferentes rotinas das Secretarias e na oferta de serviços digitais ao cidadão, como por exemplo na Procuradoria Geral do Estado para os serviços de Requerimento de Certidão de Débitos.
“Por ser uma plataforma do tipo Low-Code e contar com funções de Portal de Serviços, GED/ECM, SIGAD e BPMS em uma mesma suíte nativamente integrada, além de já possuir também integração com o login único do Gov.br e com o SEI, a adoção e uso da plataforma pelo Estado do Mato Grosso do Sul traz uma importante vantagem frente aos outros estados da federação que é a velocidade com que o governo do Mato Grosso do Sul conseguirá transformar as suas rotinas e processos, visando ser um governo cada vez mais eficiente e digital”, garantiu.
Raquel dos Passos, SAD
Fotos: André Estoduto