• Publicado em 10 jul 2024 • por bbento@fazenda •

  • Ao conversar com servidores e gestores de todo o Brasil, o CLP percebeu que engajamento é, hoje em dia, um dos maiores desafios em equipe no setor público. Mas afinal, como engajar servidores públicos? Nesse artigo abordaremos:

     

    1. O cenário do engajamento de equipes na esfera pública;
    2. Os cinco desafios para equipes que buscam maior engajamento; e
    3. Como engajar servidores públicos.

    No final deste texto, você terá acesso a uma ferramenta para auto análise da gestão da sua equipe.

    O cenário do engajamento de equipes na esfera pública

    A valorização e o engajamento do servidor público são instrumentos importantes para garantir a qualidade do trabalho no atendimento às demandas da sociedade.

    Vivemos um momento em que o servir público tem sua imagem corrompida, sendo encarado como burocrático e ineficiente; e o servidor, por sua vez, visto como um profissional que busca a estabilidade da carreira e não possui propósito.

    Tal perspectiva gera baixa autoestima e, consequentemente, baixo engajamento.

    Portanto, cabe ao gestor da instituição pública – e que fica responsável pela gestão de pessoas – resgatar o propósito do servidor em contribuir para a melhora das políticas públicas.

    Diante disso, surge o desafio: Como engajar servidores públicos?

    Os cinco desafios para equipes que buscam maior engajamento

    Patrick Lencioni define como cinco os principais desafios enfrentados pelas equipes que buscam maior engajamento.

    Confiança

    A confiança é a base de uma equipe engajada. O líder tem que ser humano e exercitar a empatia, colocando-se como sujeito de erros e um igual na equipe. Confiança significa integridade, isto é, o líder faz aquilo que fala.

    Conflito

    Para construir equipes mais engajadas, os conflitos precisam ser respeitados e não abafados. Quanto mais complexos os desafios, maior a necessidade de trabalhar a gestão dos conflitos.

    Quando há confiança, os conflitos tornam-se respeitosos e construtivos, criando um ambiente aberto ao diálogo e à construção de estratégias mais alinhadas com toda a equipe.

    Compromisso

    O compromisso advém do envolvimento dos indivíduos e do sentimento de pertencimento com a causa e a entrega.

    Com um conflito saudável e diverso, o grupo encontra um direcionamento claro, permitindo que o os indivíduos se comprometam com os entregáveis da sua função.

    Responsabilidade Mútua

    Relação entre delegação e autonomia, quanto mais a liderança tiver coragem de delegar e dar autonomia à equipe, mais ela constrói o sentimento de responsabilização mútua entre os indivíduos.

    Com maior compromisso, os colaboradores assumem maior responsabilidade pelas atitudes tomadas.

    Resultados

    O último desafio é o de resultados A equipe só entregará um alto desempenho se forem definidos claramente o porquê de sua existência e o resultado esperado de entrega pela liderança, organização e sociedade.

    Eles só serão alcançados se houver confiança entre todos da equipe, conflitos construtivos, compromissos e responsabilidades com as entregas. A relação entre as tarefas executadas pelos indivíduos e as metas estabelecidas, deve ser clara e transparente para todos. Logo, ao final desse processo, o engajamento e o comprometimento da equipe será mais efetivo.

    Diante desses desafios, selecionamos algumas boas práticas que podem te auxiliar na hora de construir equipes mais engajadas. Se aplicadas, elas ajudam a restaurar o senso de propósito do time e a construir um norte em comum pelo qual todos irão caminhar.

    Como engajar servidores públicos?

    Quando abordamos o engajamento de equipes no setor público entramos em um campo mais técnico da gestão, uma vez que o primeiro passo é construir um norte em comum para a equipe. O engajamento é, na realidade, o motor que irá determinar diversos aspectos da entrega final.

    Na prática, os(as) prefeitos(as), secretários(as) e diretores(as) desenham o plano de governo e as equipes ou agentes o executam. Esse caminho, conhecido como hierárquico, só funciona com êxito no setor público se o gestor abrir espaço para que as pessoas consigam contribuir com esse objetivo:

    1. Oferecendo percepções de como atingi-lo; ou
    2. Colaborando com relatos das experiências anteriores em relação à adoção daquela política pública dentro daquele órgão.

    Quanto mais o líder escutar e envolver seus liderados, maior será o engajamento e o compromisso dos indivíduos.

    Do mesmo modo, quanto mais a equipe absorver o significado dos processos e estratégias adotados, melhor será a construção de uma unidade em torno daquela ação, trazendo maior envolvimento e aprimorando as capacidades e competências dos indivíduos da organização.

    Mas afinal, como construir um objetivo em comum para a equipe?

    Ao definir um sonho comum, o líder consegue aumentar o engajamento e o alinhamento do time, assim como construir uma base para que tudo o que a equipe fizer, a partir desse momento, seja com foco na realização dele.

    Porém, o gestor só consegue construir um objetivo em comum e melhor engajar sua equipe se:

    Alinhar as expectativas com os integrantes do time

    Para alinhar as expectativas com o time, é importante o gestor se perguntar:

    1. Quais comportamentos eu desejo que o time possua?
    2. Quais comportamentos eu não desejo?
    3. Em quais comportamentos meu time acredita?
    4. Quais são os comportamentos necessários para chegar ao sonho em comum?

    É válido ressaltar que esses comportamentos podem ser desde ‘como se comportar em uma reunião’ até ‘como lidar com momentos de crise’. De qualquer forma, é importante que eles estejam claros para todos do time e sejam cumpridos à partir do momento que forem acordados.

    Outro questionamento que o gestor deve fazer é acerca dos valores da equipe. Quais são os valores do time? Eles valorizam a independência e a autonomia, por exemplo, ou valorizam mais a autoridade e decisão do gestor? Ambos os formatos funcionam desde que aspectos como convivência, competência e resultados e estejam acordados.

    Portanto, os servidores devem ter clareza de todos os acordos. Afinal, engajamento nada mais é do que o cumprimento de acordos feitos entre o gestor e a equipe para que trabalhem bem e atinjam o sonho em comum de melhorar os serviços entregues ao cidadão.

    Democratizar o processo de tomada de decisão

    Se você quer estimular maior pertencimento e senso de responsabilidade em sua equipe, o melhor caminho é envolvê-los nos processos de decisão da organização.

    Diante disso, uma das formas de melhor engajar sua equipe é democratizando o processo de tomada de decisão. Isso demonstra aos liderados que os grandes desafios tornam-se mais fáceis de serem solucionados quando divididos por todos.

    Para entender essa prática mais a fundo, confira o bate-papo com Alice Hagge, Secretária de Meio-ambiente de Três Rios (RS). Ela demonstra, na prática, como engajou sua Secretaria a enfrentar desafios como falta de espaços de escuta, ausência de clareza e objetivo, e desgastes com a população.

    Bate papo – Como ter equipes engajadas e comprometidas nas prefeituras?

    Construir um objetivo claro e tangível

    É importante que o gestor construa um sonho em comum e que seja tangível para todos do time.

    Ao delimitar esse sonho, o líder deve atentar se ele é SMART, ou seja:

    1. Ele é específico, como acabar com a fila de espera para vagas em creche, por exemplo;
    2. ele é mensurável, isto é, existe uma métrica clara para analisar o atingimento desse sonho;
    3. ele é atingível, ou seja, após analisar boas práticas de outras instituições ou analisar o histórico interno, esteja claro que é possível atingir esse sonho;
    4. ele é realista, uma vez que está respaldado em dados e histórico;
    5. ele possui um prazo claro para finalização – Isso é importante para que a motivação do servidor público não se perca ao longo da realização das atividades cotidianas;

    Ao adotar essas práticas, o gestor constrói um time motivado, alinhado, participativo e com um objetivo em comum. Com isso, ele consegue, aos poucos, resgatar o senso de propósito da equipe e superar o desafio de engajamento.

    Como você enquanto gestor(a) pode contribuir para a construção de uma equipe engajada? Em quais pontos pode melhorar? É importante que os gestores façam essa autoavaliação para entender os pontos de desenvolvimento e assim criar dinâmicas dentro da equipe que possibilitem maior comprometimento e engajamento dos colaboradores.

    Autor: Gabriel Diniz

    Fonte: https://clp.org.br/como-engajar-servidores-publicos-gpsp/?utm_source=referral&utm_medium=site&utm_campaign=post-avaliar

    Fonte da imagem de capa: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-trabalho-em-equipe_9712736.htm#fromView=search&page=1&position=2&uuid=517b0cb1-c153-4ffb-95e0-8c5b6413cedf

    Publicado por: Tiago Merlone

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