• Publicado em 23 abr 2024 • por bbento@fazenda •

  • Atualmente, muito se fala em transformação digital. Em conjunto, tanto em setores da iniciativa privada, quanto da administração pública, a cultura do mindset inovador vem sendo explorada pelos gestores na busca pela otimização dos processos internos.

    Mas, você sabe que existem dois tipos de mindset? São eles: Mindset Fixo e de Crescimento. É importante entender o conceito de ambos para que a implementação da cultura inovadora seja realizada de forma eficaz em sua instituição!

    Porém, antes de avançarmos, é bom termos em mente que uma organização só é inovadora, se as pessoas que a compõem também forem. É aí que o mindset inovador entra em cena.

    Vamos entender melhor sua aplicação?

    Continue conosco!

    O que é Mindset Inovador?

    O termo “mindset” tem sua tradução para a língua portuguesa como “Mentalidade” e o seu conceito na psicologia é voltado à forma como as pessoas lidam com o sucesso, fracasso, ou ainda, a forma como elas enxergam o mundo à sua volta.

    É válido ressaltar, também, que ele está ligado à crenças, atitudes e limitações que podem ser úteis para alcançar o sucesso ou o fracasso.

    Com a evolução da transformação digital ao longo dos anos e as rápidas mudanças que desafiam as organizações, a expressão “Mindset Inovador” vem sendo valorizada pelos gestores.

    Mas, afinal, o que é mindset inovador?

    Como vimos, o mindset tem a ver com a forma como o indivíduo enxerga as coisas. O mindset inovador é baseado em um pensamento que busca por soluções inovadoras para os problemas existentes.

    Entre as suas características e influência no time, podemos destacar:

    • Motivação e bem-estar das equipes de trabalho;
    • Flexibilidade para aprender coisas novas;
    • Disposição para participar de mudanças e correções;
    • Profundidade na análise das causas dos problemas;
    • Entre outras.

    Ao longo da vida passamos por várias transformações que também são refletidas na nossa forma de pensar e agir. Sendo assim, existem dois tipos de mindset: Fixo e o de Crescimento, vamos entendê-los!

    mindset inovador

    Mindset Fixo

    Os indivíduos com este tipo de mentalidade costumam acreditar que o único responsável pelo sucesso é o talento. Ou seja, na visão das pessoas que possuem o mindset fixo, as habilidades não podem ser desenvolvidas e também não é preciso esforço, bastando apenas ter talento.

    De acordo com a pesquisadora Carol Dweck, quando uma pessoa possui uma mentalidade fixa, acredita que as suas habilidades básicas, inteligência e talentos, são características que nasceram com a própria pessoa e isso é tudo o que ela tem.

    Porém, no Mindset de Crescimento a visão é outra. Vejamos:

    Mindset de Crescimento

    Por outro lado, temos o mindset de crescimento que traz uma visão contrária e positiva. As pessoas que possuem este tipo de mentalidade, acreditam que por meio da dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer.

    O aprendizado com os erros, desenvolvimento de novas habilidades são facilitadores para alcançar o objeto almejado. É importante lembrar que habilidades e competências podem ser aprimoradas em quaisquer áreas, seja na vida profissional ou pessoal.

    Diferenças entre Mindset Fixo e de Crescimento
    Vimos que os dois tipos de mentalidade são praticamente opostos. Ainda assim, existem algumas diferenças entre eles, que podemos destacar:

    • Crenças

    Mindset fixo: proporciona uma crença limitante e imutável. Já o mindset de crescimento crê que o resultado é fruto do esforço e trabalho intenso.

    • Limitações

    Mindset fixo: os indivíduos traçam limitações na própria mente e, por isso, não tentam e nem conseguem evoluir. Já na mentalidade de crescimento, tudo pode ser uma motivação para ir além, em busca de um objetivo profissional ou pessoal.

    • Postura

    Em relação à postura, o mindset fixo induz a pessoa a acreditar que não consegue desenvolver novas habilidades, além das quais ela já possui. No mindset de crescimento, sempre existe espaço para a evolução.

    Mindset Inovador: Entenda sua importância na gestão pública

    Agora que conhecemos o conceito de mindset e os tipos existentes, vamos entender a importância de cultivar o mindset inovador nas instituições.

    A transformação digital vem ocorrendo há alguns anos. Este cenário mostra a importância dos fluxos organizacionais nas instituições públicas, organização dos times e a importância da otimização dos processos internos que impactam diretamente o cidadão com a qualidade dos serviços prestados.

    O termo mindset inovador vem ganhando destaque já que o seu desenvolvimento promove melhorias na instituição e melhor estruturação dos processos internos.

    É importante que a alta administração tenha como um dos focos, a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, para tornar a cultura inovadora mais presente na organização, já que para criar o modelo mental inovador, é preciso saber como identificar os problemas e resolvê-los.

    Conheça, a seguir, as 4 dimensões do Mindset Inovador:

    Mindset inovador

    1.Otimismo pragmático

    Para que o indivíduo exerça uma mentalidade inovadora, é preciso criar sem medo de falhar. Quando ele assume uma postura autocrítica e negativa, perde a capacidade de criar ideias inovadoras. Ou seja, a autocrítica e a negatividade matam a criatividade. A dica é aprender a crer, antes de ver!

    2.Mentalidade de Crescimento

    O primeiro passo para desenvolver a mentalidade de crescimento é aceitar o fato de que a inovação é uma competência que pode ser desenvolvida e praticada diariamente. Para ser uma pessoa inovadora com sucesso, primeiro é preciso estar disposto a inovar a si mesmo.

    3.Diversidade

    Outro ponto que merece destaque na inovação é a diversidade. As pessoas inovadoras a cultivam em vários aspectos, como por exemplo: diversidade geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    4.Abertura ao risco

    Esta é uma das dimensões mais importantes do mindset inovador e refere-se à disponibilidade para correr riscos. As pessoas inovadoras aprendem a conviver com o erro de forma controlada e inteligente entendendo que os ganhos e aprendizados de longo prazo compensam possíveis perdas de curto prazo.

    Na organização, deverá ser cultivado um ambiente de segurança psicológica onde os erros podem ser discutidos de forma aberta e natural.

    Neste post você entendeu os conceitos de Mindset Fixo e de Crescimento, respectivamente, além de conhecer o mindset inovador e a importância da sua aplicação na gestão pública.

    Autor: Redação Ergon

    Fonte: https://blog.ergonrh.com.br/mindset-inovador-na-gestao-publica/

    Publicado por: Tiago Merlone

    Categorias :

    Adaptação, Alta performance, Artigos Desenvolvimento Pessoal, Artigos Relacionamento e Convivência, Capital humano, Clima organizacional, Conduta, Desafios, Geral, Habilidades, Inteligência emocional, Mentalidade, Produtividade, Serviço público, Servidor

    Veja Também