• Publicado em 02 jul 2024 • por Tiago Merlone Pereira •

  • Conceitos como o respeito ao próximo, não julgar os demais e ser tolerante com as pessoas vêm de casa e são importantes para uma boa convivência no trabalho. Este ambiente requer posturas assim para que as ações em equipe funcionem.

    O fato é que nem sempre as pessoas estão preparadas para esse momento de convívio com tanta gente diferente. O excesso de competitividade de alguns, por exemplo, assusta — deixando qualquer um em uma situação de dúvida sobre como agir.

    Para te ajudar com isso, a gente preparou este artigo com 10 dicas essenciais para uma boa convivência no trabalho. Confira!

    1. Respeito acima de tudo

    Esse é o princípio básico para toda e qualquer convivência no trabalho. Respeite os demais, independentemente do cargo que ocupam. Cumprimente as pessoas, agradeça e seja gentil.

    2. Resolva conflitos diretamente com os colegas

    Toda vez que algum assunto polêmico envolver o seu nome, não leve adiante para outros colegas sem relação com o problema. Chame os envolvidos para conversar de maneira cordial!

    3. Fuja das rodinhas de fofoca

    Fofocas e especulações não combinam com a boa convivência no ambiente de trabalho, pois alimentam sentimentos e atitudes ruins. Além disso, você perde o foco nas suas tarefas e pode se prejudicar.

    4. Tenha cuidado com as brincadeiras

    O excesso de convivência com as pessoas no ambiente de trabalho pode te levar a pensar que há liberdade para brincar com os demais. O fato é que nem todo mundo gosta! Por esse motivo, tome cuidado, evite piadas de mau gosto e atitudes que desrespeitam as pessoas.

    5. Evite barulhos e distrações

    O ideal é realizar suas tarefas de modo discreto, para não incomodar os colegas de trabalho. Use fones de ouvido quando tiver que escutar algum áudio e maneire no tom de voz durante as chamadas.

    6. Não se esqueça da organização

    O seu trabalho afeta diretamente o do próximo, pois em uma empresa tudo está conectado. Em síntese, mantenha suas tarefas e espaço organizados. Assim, qualquer colega tem fácil acesso a um documento quando precisar e você não estiver presente.

    7. Aceite as diferenças

    Cada pessoa tem particularidades e elas devem ser respeitadas. Gênero, orientação sexual, etnia, religião e outras características formam os indivíduos, portanto, você não tem o direito de excluir e discriminar.

    8. Ofereça e peça ajuda aos demais

    A boa convivência no trabalho requer relações cordiais com todos, ainda mais que as equipes, apesar de serem diferentes, trabalham pelo mesmo propósito. Por isso, ofereça e peça ajuda aos demais sempre que for necessário!

    9. Mantenha seus prazos em dia

    Quando um dos seus prazos deixa de ser cumprido, isso acaba afetando a rotina de trabalho dos demais — sobretudo quem depende de você. Sendo assim, organize-se para não provocar atrasos!

    10. Promova um clima amistoso entre todos

    Sorria! Dê bom dia! Pergunte se as pessoas estão bem ou se precisam de algo! Lembre-se de que o ambiente de trabalho é o espaço onde você passa a maior parte do dia. Portanto, precisa ser leve, gostoso e produtivo.

    Com estas dicas, você promoverá uma boa convivência no trabalho e estimulará ações positivas para conquistar resultados, alcançar metas e realizar objetivos pessoais e em equipe!

    Fonte: https://descomplica.com.br/blog/convivencia-no-trabalho/

    Fonte da imagem de capa: https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-entediadas-de-tiro-medio-trabalhando_60410341.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=905790a6-f147-4f96-b374-c60c1982c2e8

    Publicado por: Tiago Merlone

    Categorias :

    Adaptação, Artigos Bem-Estar e Saúde, Artigos Desenvolvimento Pessoal, Artigos Gestão de Pessoas, Atendimento, Capital humano, Clima organizacional, Comunicação, Conduta, Cultura, Desafios, Diversidade, Educação, Emoções, Empatia, Ética, Geral, Inteligência emocional, Mentalidade, Relações interpessoais, Servidor, Trabalho em equipe

    Veja Também