• Publicado em 15 jul 2024 • por bbento@fazenda •

  • O desenvolvimento de competências de servidores vem sendo uma preocupação da administração pública nos últimos anos.

    Em 2006 o decreto 5.707 lançou a PNDP (Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal).

    O documento afirma que a capacitação é “um (…) processo permanente de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais”.

    E você, está em busca de melhores formas de fazer gestão de pessoas no setor público? Quer desenvolver e capacitar melhor sua equipe?

    Se sim, neste artigo você confere:

    1. Diferenças entre desenvolvimento técnico e comportamental;
    2. Como usar a licença de capacitação;
    3. Como promover capacitações sem investir recursos financeiros, e mais.

    Mas antes… elabore o plano de desenvolvimento com base em feedbacks e avaliações

    É importante ressaltar que as estratégias de desenvolvimento e capacitação planejadas só serão assertivas se forem:

    • Baseadas em fatos, dados e percepções. Por isso os feedbacks e as avaliações se fazem necessárias.
    • Acompanhadas por um plano de ação: ao dar um feedback com base no modelo Situação – Comportamento – Impacto – Plano de Ação, o gestor, junto ao servidor, deve traçar um plano de ação para melhoria de uma competência ou promoção de uma boa prática.
    • Adequadas para objetivo traçado no feedback: o próximo passo, no plano de ação, é encontrar quais capacitações são mais adequados para os objetivos de melhoria traçados no plano de feedback.

    Logo, é importante que a gestão, ao adotar práticas de desenvolvimento, aplique também práticas de avaliação.

    Em seguida, o próximo passo é entender qual tipo de capacitação é mais adequada: técnica ou comportamental.

    Desenvolvimento técnico e comportamental de servidores públicos

    É através de ações de desenvolvimento e capacitação que os servidores caminham para entregas de maior qualidade e eficiência.

    Nós, do CLP, entendemos o desenvolvimento dos servidores públicos à partir de dois principais aspectos: técnicos e comportamentais.

    Desenvolvimento técnico

    A qualificação técnica de servidores públicos diz respeito às habilidades e competências necessárias para um determinado trabalho técnico, como gestão de projetos ou orçamentário, por exemplo.

    Como ação de desenvolvimento, você, gestor, deve direcionar seu planejamento para o indivíduo ou equipe através de capacitações técnicas que atendam àquele ponto de melhoria.

    Para isso, existem uma série de soluções para desenvolvimento dessas capacidades técnicas que são gratuitas e acessíveis.

    Muitas universidades renomadas e organizações do Terceiro Setor, por exemplo, oferecem capacitações e cursos sem custos que atendem a essas necessidades.

    Confira, abaixo, cursos virtuais que você pode indicar à sua equipe.

    • CLP – Liderança Pública
      O CLP oferece três cursos virtuais e gratuitos sobre finanças municipais. São eles: Arrecadação de recursos próprios; financiamento da educação; e captação externa de recursos.

    Em breve, lançaremos cursos online sobre gestão de pessoas no setor público. Inscreva-se para a lista de espera do curso e fique sabendo do lançamento com exclusividade.

    • Universidade de Princeton
      A Universidade de Princeton, nos EUA, é considerada a sétima melhor do mundo e oferece cursos de gestão pública como, por exemplo, “Como fazer com que um governo funcione em lugares difíceis”. Confira.
    • Instituto de Tecnologia de Massachusetts
      O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, é uma universidade localizada em Cambridge, nos EUA. A instituição oferece cursos como “Planejamento, comunicação e meios digitais” dentro da área de estudos urbanos. Confira.
    • USP
      A Universidade de São Paulo disponibiliza cursos e disciplinas virtualmente dentro do espectro de temáticas que possui. É o caso, por exemplo, da disciplina de Planejamento e Orçamento em Políticas Públicas, do curso de Gestão de Políticas Públicas, e que está disponível de forma virtual. Confira.

    Desenvolvimento comportamental

    Por outro lado, a qualificação comportamental tem o indivíduo como foco. O que esse servidor precisa saber? Qual comportamento ele precisa desenvolver para melhorar o engajamento com a equipe, por exemplo?

    Nesse momento, é importante atentar que todos devem estar alinhados com o objetivo comum do time a fim de que a equipe consiga avançar e chegar ao resultado final esperado pela gestão.

    Como chegar a um objetivo em comum entre o time? Confira o que explica Jéssica Barcelos:

    Para promover o desenvolvimento de capacidades comportamentais, selecionamos abaixo diversas organizações que promovem capacitações para ajudar gestores públicos.

    Elas realizam programas de liderança e política, por exemplo, em modalidades de curta e longa duração. Cabe a você, gestor, entender qual se encaixa em seu contexto.

    • CLP – Liderança Pública
      Para além dos cursos virtuais que comentamos acima, o CLP oferece diferentes experiências de aprendizado presenciais que buscam desenvolver capacidades comportamentais. Confira.

    Licença capacitação: como usar esse recurso?

    Existem alguns programas de capacitação e desenvolvimento nos quais servidores precisam de alta dedicação e, por isso, não conseguem conciliar com suas atividades.

    Para isso, existe uma lei que permite que o servidor se ausente da instituição por um período de tempo sem deixar de ser remunerado.

    Os artigos n° 81 e n° 87 da Lei Federal n° 8.112 garantem a servidores públicos a solicitação da licença de capacitação por até três meses. Seu requisito, entretanto, só pode ser realizado após a permanência do servidor em seu cargo a partir de 5 anos.

    Embora seja um benefício concedido a servidores, cabe aos gestores analisar a solicitação e conceder o afastamento. Além disso, é importante que o curso escolhido seja compatível às atividade de seu cargo.

    O processo para solicitação da licença capacitação é simples. Basta o servidor:

    • Analisar se o estatuto do órgão público no qual atua prevê tal possibilidade;
    • Analisar se possui os requisitos para a solicitação, como o tempo mínimo no cargo e afinidade do curso a função exercida; e
    • Preparar uma carta de solicitação ao gestor informando o porquê da capacitação e como ela irá contribuir para a equipe.

    Promova o conhecimento interno e capacite sua equipe

    Para além dessas modalidades externas que citamos acima, você, como gestor, pode aproveitar o conhecimento interno da equipe e fomentá-lo como forma de capacitação.

    Você pode, por exemplo, convidar servidores da sua própria secretaria ou de outras secretarias – de outras cidades, inclusive – para oferecer treinamentos e palestras.

    Pode, também, promover workshops e grupos de estudo sobre um ponto de melhoria para a equipe ou projeto que está em planejamento.

    Saiba mais

    Veja como a líder MLG Helena de Rezende fomentou a prática de troca de conhecimentos dentro de sua equipe na Secretaria de Segurança Pública do RJ.

    Existe uma série de possibilidades que não exigem recursos e que podem ser implementadas o quanto antes em sua equipe.

    Conhecemos diversas experiências desenvolvidas em diferentes órgãos e instituições.

    Mas agora queremos escutar de você. Quais experiências de desenvolvimento e capacitação ajudaram sua gestão?

    Como fazer uma melhor gestão de pessoas no setor público?

    Diversas mudanças legais e estruturais precisam acontecer no que tange à gestão de pessoas no setor público, porém entendemos que existem mudanças que gestores podem aplicar para trazer mais eficiência à área no dia-a-dia.

    Elas envolvem:

    • A valorização dos servidores públicos, uma vez que muitos órgãos enfrentam um contexto de baixa motivação e reconhecimento;
    • O engajamento da equipe, para que o time se torne mais alinhado e participante das decisões tomadas;
    • O acompanhamento das atividades, a fim de que correções de rota possam ser traçadas ao longo do processo aumentando, assim, a eficiência dos serviços entregues;
    • A avaliação dos servidores através de práticas de feedback constantes, para que se identifique pontos de melhoria e destaque; e
    • O desenvolvimento e capacitação de servidores, como vimos nesse artigo.

    Fonte: https://clp.org.br/capacitacao-e-desenvolvimento-de-servidores-publicos-gpsp/?utm_source=referral&utm_medium=blog&utm_campaign=avaliar

    Fonte da imagem de capa: https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-traseira-adultos-estudando-juntos_40793358.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=eeb4bc41-7000-4e41-834d-9ec455c89933

    Publicado por: Tiago Merlone

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