Maio Amarelo: Servidores da SAD recebem ação educativa “Nós Somos o Trânsito”

Categoria: Conscientização | Publicado: quinta-feira, maio 24, 2018 as 16:51 | Voltar

Campo Grande (MS) – Servidores da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) receberam na manhã desta quinta-feira (24) a equipe do Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) para uma palestra de conscientização alusiva ao movimento Maio Amarelo.

Com o tema “Nós somos o trânsito” o objetivo do movimento é provocar discussões e atitudes voltadas a necessidade da redução no número de mortos e feridos no trânsito. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que, a cada 12 minutos, uma pessoa morre vítima de acidentes de trânsito no Brasil, e que 90% dos acidentes de transito têm como motivação falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

Na abertura da ação o titular da SAD, Carlos Alberto de Assis ressaltou a importância do movimento Maio Amarelo. “A cada dia que passa o transito fica mais violento. Maio acaba, mas precisamos ter essa mesma reflexão todos os dias do ano. Para acontecer um acidente leva uma fração de segundos, mas são as nossas escolhas diárias que farão toda diferença” pontuou Assis, parabenizando o Detran pelas ações educativas.

Relembrando regras simples de transito, como parada obrigatória, placas de sinalização, preferencial, velocidade máxima e mínima, documentação do carro e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o Gestor de Educação e Segurança no Transito, Ivar Custódio alertou os servidores para a importância de estar sempre alerta ao volante.

“2018 já é o ano mais violento dos últimos 4 anos. A questão é séria e as consequências também. Tanto no bolso, quanto no tema. Não é só no mês de maio, são todos os dias. Se você fizer a sua parte no trânsito, dificilmente irá se envolver em acidentes. Vamos plantar essa ideia” afirmou.

Servidora da Fundação Escola de Governo, Maria do Carmo da Silva participou da palestra e elogiou a iniciativa do Governo do Estado por meio do Detran-MS. “Muito bacana essa palestra, que faz a gente aprender, refletir, e relembrar algumas coisas. O que eu levo de lição hoje é de todos nós precisamos nos conscientizar e conscientizar outras pessoas, de que a vida do próximo tem mais valor do que as multas de transito” destacou.

Ao final do encontro foram entregues adesivos e cartilhas informativas do Movimento Maio Amarelo, contendo dicas voltadas a pedestres, ciclistas, condutores, pessoas com deficiência e idosos.

Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)

Fotos: David Majella