Iluminação verde na SAD homenageia o Dia Nacional da Defensoria Pública

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 19, 2022 as 19:28 | Voltar

A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) recebeu iluminação na cor verde, nesta quinta-feira (19.05), em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública. A data, instituída pela Lei 10.448/02, foi escolhida por lembrar o falecimento de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), doutor em teologia, direito, letras e filosofia, considerado o patrono dos advogados, que atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas.

Conforme a titular da Secretaria de Administração, a ação é uma homenagem à instituição e aos profissionais que garantem a defesa das pessoas mais vulneráveis e carentes. “Nossa homenagem aos profissionais do Direito que se dedicam a defender os cidadãos que não têm condições contratar um profissional, permitindo assim, através da Defensoria Pública o acesso à assistência jurídica integral e gratuita”, ressaltou.

Defensorias Públicas

A Defensoria Pública é a instituição que tem a finalidade prestar atendimento jurídico integral e gratuito aos cidadãos necessitados. Para ter direito aos serviços das defensorias públicas, é preciso comprovar carência financeira.

As defensorias públicas, instituições que prestam assistência jurídica de forma integral, são divididas em dois subgrupos: a Defensoria Pública da União – que atende casos que envolvem a União ou órgãos públicos federais, como os relativos a benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS; e as defensorias públicas estaduais – que atendem casos que envolvem os estados, municípios ou particulares, como os relativos a direito de família, ao direito do consumidor, a planos de saúde, entre outros.

 

Raquel dos Passos, SAD

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.