Agosto Lilás na SAD, alerta servidores para cinco tipos de violência contra a mulher

Categoria: Conscientização | Publicado: quinta-feira, agosto 17, 2017 as 10:54 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com objetivo de levar esclarecimentos sobre a Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) reuniu seus servidores na manhã desta quinta-feira (17) para mais uma ação de conscientização e combate a violência contra a mulher.

Contando a história da cearense Maria da Penha, que ficou paraplégica devido às agressões sofridas pelo marido, e que há onze anos deu nome a lei que protege as mulheres contra abusos e violências sofridos dentro de casa, a psicóloga da Subsecretaria de Politicas Públicas para as Mulheres, Nathielle Braga, alertou para os cinco tipos de violência abrangidos pela Lei Maria da Penha: Violência moral, violência patrimonial, violência emocional ou psicológica, violência sexual, e a violência física.

Vestindo lilás, o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis destacou a importância de ações de conscientização no enfrentamento a violência doméstica. “Esse é um tema bastante delicado que precisa ser debatido. Apesar dos 11 anos de existência da Lei Maria da Penha, os índices ainda são alarmantes, pois a cada 5 mulheres, 1 sofre agressão dentro de casa. Violência contra a mulher é crime, e a sociedade precisa se unir contra esse mal” pontuou Assis.

A servidora Ana Carina Verbisck acredita no fortalecimento de ações de conscientização como caminho para redução de casos de violência doméstica.

“É muito importante reforçar cada dia mais o combate a violência contra a mulher. Porque a gente vê que com todo esse trabalho tem aumentado o numero de denúncias, mas a gente também vê casos de violência sofridos pelas mulheres nos jornais. Então é sempre bom reforçar, os tipos de violência e todas essas questões, para que cada vez mais a mulher ganhe autonomia e possa garantir a vida dela. Porque isso é uma questão de garantia da vida” avaliou Ana Carina.  

Ao final da ação, que contou com aproximadamente 200 servidores, foi entregue o livreto informativo que contem as especificidades da Lei Maria da Penha, números onde podem ser feitas denuncias, e locais de apoio psicossocial gratuito as mulheres vítimas de violência.

- Central de Atendimento a Mulher: 180

- Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM): (67) 3314-7547

- Centro de Atendimento a Mulher (CEAM): 0800671236 ou (67) 3361-7519

- Casa da Mulher Brasileira: (67) 3314-7557

 

 Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)

Foto: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.