Secretária de Administração recebe Medalha Tiradentes a maior honraria da PMMS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 26, 2022 as 10:05 | Voltar

A secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes, foi uma das autoridades homenageadas com a Medalha Tiradentes em cerimônia realizada nesta segunda-feira (25), no Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a presença do governador, Reinaldo Azambuja. Considerada a mais alta condecoração concedida pela PMMS, a Medalha Tiradentes é destinada a homenagear civis e militares que se destacaram pelo valor pessoal e profissional em prol da segurança pública.

Na ocasião, Ana Nardes falou do sentimento de receber a maior homenagem da Polícia Militar dada a um civil. “Agradeço a consideração e o reconhecimento da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul pela concessão da Medalha Tiradentes, receber a mais alta condecoração desta honrada instituição é motivo de orgulho e muita alegria, o que aumenta ainda mais o nosso compromisso em continuar a trabalhar em prol do avanço do nosso Estado. Aproveito a oportunidade e reitero meu apreço aos profissionais policiais militares pela dedicação e empenho na defesa e segurança da população sul-mato-grossense”, destacou.

Como paraninfa da turma do 28º Curso de Formação de Sargentos da PMMS, titular da Secretaria de Administração também foi homenageada pelos 230 formandos. Na oportunidade, agradeceu a homenagem prestada pela turma. “Muita emoção em poder compartilhar este momento solene e único que, sem dúvida, representa para todos uma enorme e importante conquista, tanto para a vida profissional dos policiais militares como para os seus familiares. Momento de coroar todo o esforço e superação dos militares e suas famílias pelo indispensável apoio e incentivo oferecidos a eles no decorrer do curso de formação”, ressaltou Nardes.

Na cerimônia tradicional de entrega da “Medalha Tiradentes”, no Comando Geral da Polícia Militar, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da homenagem para aqueles que apoiam e ajudam a Polícia Militar, assim como os investimentos do Governo que tornaram Mato Grosso do Sul o quarto Estado mais seguro do País.

“Muito feliz em entregar esta medalha Tiradentes a civis e militares que contribuíram para Policia Militar. Também temos a formatura e ascensão na carreira dos novos sargentos. Quero renovar nossa confiança nestes policiais. Contem com este governador até o nosso último dia mandato", disse o governador.

Medalha Tiradentes

A cerimônia é uma reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil e mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Tido como um exemplo de dignidade, honestidade, luta pelos ideais de igualdade e pela melhoria de vida do povo brasileiro, figura de inspiração para os policiais.

Considerada a mais alta condecoração concedida pela PMMS, a Medalha Tiradentes é destinada a homenagear civis e militares que se destacaram pelo valor pessoal e profissional em prol da segurança pública e personalidades que apoiaram o trabalho da corporação.

Entre as personalidades que receberam a medalha estão: o Presidente do Tribunal de Justiça do MS, Desembargador Carlos Eduardo Conta, o Brigadeiro do Ar/Comandante Da Base Aérea De Campo Grande, Clauco Fernando Vieira Rosseto, o General de Exército, Fernando José Sant’ana Soares e Silva, entre outros, conforme DOE nº 10.807 e na edição extra do  DOE nº10.628, página 16.

Formatura Sargentos

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul - formou mais 230 novos Sargentos da PMMS, Cabos do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) que ascenderam para a nova insígnia após o curso de aperfeiçoamento teve início em 15 de dezembro de 2021, com duração de 1.080 horas/aula.

Entre as novas atribuições dos sargentos estão o comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares. “Este ano é de realização, começamos em janeiro no Cefap no curso de formação. Hoje estamos saboreando esta sonhada promoção", afirmou o orador da turma, Cristian Lima.

Ministrado pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças – Cefap, o curso ofereceu as disciplinas de Direito Penal e Penal Militar; Direito Constitucional e Administrativo; Legislação Policial-Militar; Procedimentos Administrativos; Leis Penais Extravagantes e Segurança Pública; Uso Diferenciado da Força; Educação Física e Saúde; Armamento e Munição; Policiamento Ostensivo Geral; Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário; Policiamento Ambiental; Preservação de Local de Crime e Tiro Policial fizeram parte da grade curricular.

O curso de Formação de Sargentos da PMMS é requisito para a ascensão na carreira militar e busca dotar o Cabo PM dos conhecimentos profissionais necessários ao exercício das funções próprias da graduação de sargento PM, preparando-o para as diversas demandas exigidas no cumprimento da sua missão constitucional, considerando que sua dimensão operacional está voltada para a proximidade e parceria com o cidadão e a sociedade. A essência do curso é a proatividade de seus integrantes, pronta-resposta e ações efetivas que levem segurança à população sul-mato-grossense.

Os novos sargentos são oriundos de diversos municípios do Estado: Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã. Com esta promoção, os 230 militares estão aptos a novas atribuições de comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares, além das outras inerentes ao serviço de policial militar.

Foto de capa: Bruno Rezende

Fotos de galeria: Raquel dos Passos