SAD assina Termo de Cessão com Tribunal de Contas para uso do Sistema Integrado de Gestão Administrativa

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 26, 2023 as 16:27 | Voltar

Nesta quinta-feira (25), a secretária de Estado de Administração, Ana Nardes, assinou com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, o acordo de cessão de uso do Software, denominado, Sistema Integrado de Gestão Administrativa-SIGA. O ato de formalização ocorreu na Corte de Contas.

Com a assinatura do Termo, a Secretaria de Estado de Administração disponibiliza ao TCE-MS o uso do Software, que tem como finalidade pública contribuir para o aprimoramento da administração do Tribunal nas áreas relativas à gestão patrimonial, financeira e de contratações, incluindo certames e contratos, em observância aos princípios da eficiência e economicidade.

Conforme a titular da SAD, o Termo de Cooperação permite a cedência de uso do sistema. “O software viabiliza não somente toda a parte de compras, e de contratações do Estado, mas toda a fase interna e externa da licitação, disponibiliza também a gestão de almoxarifado, e a gestão de patrimônio do Estado. Com essa cedência, o TCE tem a partir desse momento, o código fonte de nosso sistema para implantar e fazer a gestão administrativa dos atos e da administração aqui do Tribunal de Contas”, explica Ana Nardes.

Para a secretária, o uso do sistema SIGA pelo Tribunal de Contas vai contribuir na celeridade, transparência e economicidade dos atos administrativos. “Visto que os processos referentes a contratações, e os processos administrativos que envolvem aquisições e serviços aqui do Tribunal de Contas poderão ser feitos totalmente virtualizados”.

Com a formalização da cessão, além do SIGA, o Governo do Estado vai disponibilizar também a capacitação necessária via Escola de Governo aos servidores que vão operar o sistema no âmbito da Corte de Contas.

“A cedência do Software ainda vai oportunizar uma troca de experiências in loco, dentro das unidades do Estado que já utilizam esse código para que os servidores tenham uma maior capacitação e multiplicação das informações do sistema”, destacou Ana Nardes.