SAD promove semana de reflexão e cuidados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 8, 2024 as 11:19 | Voltar

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a SAD (Secretaria de Estado de Administração) realizou durante esta semana uma série de atividades voltadas ao público feminino, com foco na saúde e no bem-estar físico e mental das servidoras públicas. Essa iniciativa faz parte do programa de gestão de pessoas como política institucional de Estado, reforçando o compromisso com o cuidado e valorização dos servidores no ambiente de trabalho.

A programação, intitulada 'A Semana da Mulher Servidora', iniciou na segunda-feira, dia 4 de março, com a ‘Tarde de Cuidados’ que promoveu durante três dias momentos de relaxamento e autocuidado para as mulheres lotadas na SAD, e suas vinculadas Ageprev (Agência de Previdência Social) e Escolagov (Fundação Escola de Governo).

Coordenadora de Gestão Documental, Simery Melo

Servidora do Poder Executivo Estadual há 17 anos na Secretaria de Administração, a Coordenadora de Gestão Documental, Simery Melo, destacou as ações desenvolvidas durante a semana em comemoração à data. “Foi uma semana muito especial de celebração ao Dia internacional da mulher, maravilhosa, uma forma de valorizar as mulheres no seu ambiente de trabalho, feito com muito carinho para nós, temos que lembrar todos os dias o quanto somos fortes. Muito obrigada a todos”, destacou.

Integrando a programação das comemorações, na quinta-feira (07), as servidoras assistiram palestras sobre mulheres no mercado de trabalho, ocupando lugares de liderança e saúde mental. A psicóloga Irma Macário trouxe o tema ‘Os prazeres e desprazeres de ser mulher’ e o psicólogo Walkes Jaques Vargas a palestra “Saúde mental da mulher servidora”, onde abordaram sobre o desafio e a importância do cuidado com a saúde mental, carreira, conquistas femininas, envelhecimento no trabalho e dicas para evitar o adoecimento.

Outro destaque foi a palestra ‘Dia Internacional da Mulher: o que temos a comemorar’, ministrada pela Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim. Durante sua apresentação, a corregedora trouxe reflexões profundas sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho, ocupação de lugares de liderança, além de abordar a relevância do Dia 8 de março, trazendo à tona questões sobre a condição da mulher na sociedade, no trabalho e no lar, bem como a importância das mulheres em postos de liderança, na política e na formulação de políticas públicas para mulheres.

Para encerrar a semana de comemorações, nesta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a manhã foi iniciada com um acolhedor café da manhã, proporcionando um momento de confraternização e celebração entre os servidores. Houve sorteio de presentes e a entrega de lembrancinhas para as servidoras

O Secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, em sua fala sobre as iniciativas, destacou a importância de reconhecer e valorizar o papel das mulheres em todas as esferas da sociedade, especialmente no serviço público. “Essa semana de atividades é uma pequena demonstração do nosso compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento integral de todas as servidoras. Estamos empenhados em criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, onde as mulheres sintam-se respeitadas e valorizadas em suas múltiplas contribuições", ressaltou o titular da pasta.

Visando continuar promovendo ações de fortalecimento e valorização das mulheres no ambiente de trabalho, surgiu durante as palestras a ideia de promover mais momentos que possam oportunizar a discussão sobre as necessidades das servidoras públicas no ambiente de trabalho. A ideia deve ser implementada nos próximos meses na Secretaria de Estado de Administração.

Raquel dos Passos, SAD

Confira alguns momentos:

Tarde de Cuidados

Palestras:

Dia Internacional da Mulher: o que temos a comemorar - Corregedora-Geral da Procuradoria-Geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim

‘Os prazeres e desprazeres de ser Mulher’ - psicóloga, Irma Macário

Saúde mental da mulher servidora - psicólogo, Walkes Jaques Vargas