Representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pela Secretaria de Administração, a secretária titular da pasta, Ana Nardes, integra nesta quarta-feira (02), a programação de construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.
O evento que reúne 25 secretários de Estado, foi aberto pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e contou com presença da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e do presidente do Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração), Fabrício Barbosa.
O objetivo é construir colaborativamente um conjunto de recomendações estratégicas para a transformação digital da administração pública, primeiro passo para a construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital. Promovendo a integração federativa em prol da melhor experiência da sociedade na interação com os governos.
Conforme a secretária, Ana Nardes, a inovação tecnológica e a transformação digital na administração pública são os temas chaves discutidos e apresentados no evento, para a elaboração de forma colaborativa com os estados, um documento que vai definir a Estratégia Nacional de Governo Digital. “Momento importante para Mato Grosso do Sul no compartilhamento de informações, na construção de estratégicas para o avanço tecnológico, e apresentação das iniciativas e investimentos do Governo do Estado na transformação digital”, destacou.
Nardes destaca ainda, o avanço digital na administração pública estadual, o que representa um passo significativo rumo a uma gestão pública mais moderna, célere e transparente. Na última semana, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou o Sistema de Processos Administrativos Eletrônico que vai digitalizar de forma unificada, as demandas internas e externas dos processos administrativos.
“A iniciativa do Governo de MS representa avanço na modernização da estrutura estatal, o processo eletrônico vai agilizar as comunicações e reduzir o tempo necessário para realizar as tarefas administrativas. A plataforma unificada das demandas vai auxiliar na gestão, tramitação e destinação de documentos e processos através do sistema digital, eliminando os procedimentos em papel”, garantiu a secretária.
O evento em Brasília, inicia um processo compartilhado que vai consolidar a estratégia nacional, através das melhores experiências e modelos implementados nos Estados. Assim, o Governo pretende contemplar a visão de diversas localidades, seja de gestores federais e locais, seja da sociedade civil organizada, academia ou entidades representativas.
Galeria de fotos:
Raquel dos Passos, SAD