Campo Grande (MS) – A tarde desta segunda-feira (18) foi emocionante não só para os homenageados com o diploma de Mérito Funcional, mas também para o Secretário de Administração e Desburocratização (SAD) Carlos Alberto de Assis que declarou o carinho do Governo do Estado pelos recém-aposentados ali presentes.
“Este ato que fazemos duas vezes ao ano é com imenso carinho, pois além de pessoas queridas o Estado perde a experiência e o conhecimento de vocês, que são a história do Mato Grosso do Sul, mas isso não impede que vocês continuem a participar da vida desse Estado” pontuou emocionado o titular da SAD referindo-se aos eventos voltados ao servidor como a “Caminhada do Servidor”, “Arraial do Servidor” e os cursos oferecidos pela Fundação Escola de Governo.
Sérgio Siqueira, recebeu o apelido carinhoso de “motoqueiro fantasma”.
E por falar em histórias, foram muitas as que por ali circulavam inclusive a do “motoqueiro fantasma” como foi carinhosamente apelidado o servidor aposentado Sérgio Siqueira. Ele conta que serviu o Estado por 23 anos como motorista na Secretaria de Saúde, e ao se aposentar no início do ano comprou uma moto. “Quis testar a moto e me testar, então fui passar meu aniversário de 70 anos com meus três irmãos em Piracicaba (SP)”. Acontece que o aniversário foi no ultimo sábado (16), mas Sérgio ficou tão feliz que decidiu pegar 1000 km de estrada pra voltar a tempo de receber a homenagem pessoalmente. “Cheguei há duas horas” conta animado.
Silvano Molina, veio de Amambai só pra receber a homenagem.
Quem também viajou 400km para receber a homenagem hoje foi o servidor Silvano Aganto Molina, 66 anos. Morador de Amambai (MS), Silvano atuou nos postos de saúde da cidade por 33 anos dos 66 que possui. Falou com orgulho da família, contou que tem quatro filhos, oito netos e três bisnetos, e que esse diploma é dedicado a eles. “Minha família é minha maior riqueza! E este governo esta de parabéns por exaltar nós que somos tão pequenos. Pode parecer algo sem sentido, mas para nós que estamos sendo homenageados isso é muito valioso” conclui Silvano.
Julia Laurentino, a merendeira saudosa.
Julia Laurentino de Barros, de 57 anos atuou como merendeira na Secretaria de Educação, e lembra com muito carinho do ofício que cumpriu por 20 anos no mesmo lugar. “É uma vida né? Tem muito adulto de hoje que conheci criança, e que quando me encontram vem me abraçar e falar comigo. Me aposentei em janeiro, e já estou sentindo falta, não sei não se vou conseguir só descansar” afirma Julia com um largo sorriso que não a deixa mentir. Sobre o reconhecimento afirma não saber como expressar a alegria em ter seu trabalho reconhecido. “Nunca imaginei que depois que eu me aposentasse, teria uma solenidade pra me homenagear. Estou me sentindo muito importante e especial” conclui sorridente.
O Diploma de Mérito Funcional foi instituído através do decreto nº 14.182 com objetivo de reconhecer o trabalho de servidores públicos que dedicaram toda trajetória profissional a serviços prestados a sociedade. Com a solenidade de hoje o Governo do Estado totaliza 1.802 servidores aposentados homenageados de 2015 até agora.
Mireli Obando – Assessoria de Comunicação SAD
Fotos – David Majella