Governo conclui pós-graduações e 58 servidores se tornam especialistas em gestão

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 8, 2024 as 11:21 | Voltar

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) e a Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS) realizaram na tarde de sexta-feira (05), o ato de encerramento e a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das pós-graduações latu sensu em Gestão de Pessoas, e em Eficiência e Inovação na Gestão Estratégica. Cinquenta e oito servidores efetivos vão receber o título de especialistas. A cerimônia aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu formandos, familiares e autoridades.

Cursos próprios da Escolagov, as especializações foram ofertadas gratuitamente a servidores efetivos do Poder Executivo Estadual, visando promover o conhecimento e o desenvolvimento dos agentes públicos nas respectivas áreas.

Representando o governador Eduardo Riedel na cerimônia, o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, enfatizou a importância dos servidores públicos e da qualidade dos serviços prestados à população. “Consideramos a entrega do serviço público e os servidores dois grandes patrimônios do Estado. A qualidade dos serviços públicos depende principalmente do servidor e da sua qualificação. A Escolagov desempenha um papel fundamental, sendo a protagonista na qualificação dos servidores, para que possam oferecer um serviço mais eficiente à sociedade sul-mato-grossense. Este é o nosso objetivo e perspectiva. Ações como a de hoje, que desenvolvem novos projetos — alguns já em andamento e outros que poderão ser executados pelo Estado — mostram nossa diversificação e a importância que damos à inovação dentro da gestão pública”, ressaltou.

A servidora e cursista da pós-graduação em Gestão Pública, Yvie Cesco, destacou o impacto positivo da oferta gratuita das qualificações pelo governo do estado. "Essa proposta de capacitar o servidor de forma gratuita, investindo realmente no profissional, gera um impacto positivo para a sociedade. É um ciclo virtuoso, o servidor se sente motivado e valorizado, o que resulta em uma melhor entrega dos serviços. Isso beneficia diretamente a população, reforçando a qualidade do serviço público e demonstrando o compromisso do governo com a excelência no atendimento aos cidadãos", ressaltou.

Ana Paula de Assunção, diretora-presidente da Escola de Governo, apontou os resultados positivos alcançados pelo órgão por meio do programa permanente de capacitação. “Por intermédio de um programa continuado de capacitação, buscamos não apenas atualizar nossos servidores com as melhores práticas e conhecimentos, mas também promover uma cultura de inovação e excelência. Essa abordagem garante que os serviços prestados sejam cada vez mais eficientes e de alta qualidade”.

Conforme a diretora de Formação Avançada e educação Superior, Alessandra Ferreira Daher, a solenidade encerra mais um ciclo de formação que vai certificar 58 servidores como especialistas em áreas estratégicas. “Esta cerimônia marca um momento significativo para os servidores efetivos que serão certificados como especialistas em áreas estratégicas, reforçando o compromisso do Governo do Estado e da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul com a excelência na capacitação dos profissionais que servem ao nosso Estado. A Escolagov oferece uma ampla gama de formações, incluindo graduações, mestrados e diversas pós-graduações, todas apoiadas por professores dedicados. Então, parabenizo todos os servidores pelo empenho e dedicação durante os cursos, resultando em trabalhos excepcionais”.

Na oportunidade, os discentes apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso no formato de painéis científicos, possibilitando o intercâmbio de várias experiências em um ambiente coletivo, permitindo aos pesquisadores expor seus trabalhos de maneira abrangente e atingir um público mais amplo, promovendo um enriquecedor diálogo acadêmico e profissional.

Participaram da solenidade a secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Ana Carolina Nardes; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira.

Cursos

O evento marcou a conclusão da segunda turma do pós-graduação em Gestão de Pessoas que concederá o título de especialista a 22 servidores. O curso teve abordagem focada no avanço das áreas tecnológicas de produtos e serviços, crescimento e exigências diversificadas das relações trabalhistas mais complexas do sistema governamental. A especialização foi realizada com carga horária de 384 horas/aula e duração de 18 meses.

A pós-graduação em Eficiência e Inovação na Gestão Estratégica realizada em 18 meses, com carga horária de 390 horas/aula, certifica 36 servidores. O objetivo central do curso foi atualizar e ampliar os conhecimentos estratégicos e de planejamento dos profissionais da área de gestão estratégica, de modo proativo, democrático, ético e colaborativo.

Raquel dos Passos, Comunicação Escola de Governo de MS
Fotos: Eduardo Coutinho

Publicado por: Laiana Horing Nantes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.