Escola de Governo e Sejusp assinam acordo com Escola Superior do Ministério Público para realização de simpósio sobre crimes violentos

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 15, 2022 as 16:09 | Voltar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), juntamente com a Escola de Governo de Mato Grosso do Sul e a Secretaria de Administração, assinaram nesta segunda-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica com a Escola Superior do Ministério Público (ESPM), para a realização do Simpósio: Dinâmica dos Crimes Violentos e a Estratégia do Estado para o Enfrentamento.

O objetivo do evento é a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural, para a formação e aperfeiçoamento dos membros do Ministério Público Estadual, magistrados do Tribunal de Justiça e servidores da área de segurança pública de Mato Grosso do Sul e de outras unidades da federação.

Conforme o Tenente-Coronel Vinícius de Souza Almeida, comandante do BOPE, durante a semana do simpósio, os participantes que serão policiais militares, civis, promotores e juízes, irão estudar bem a fundo a modalidade criminosa de assaltos a bancos e mostrar as estratégias de enfrentamento adotadas por Mato Grosso do Sul.

“Brasil afora a gente estuda a evolução do crime de assalto a banco, que desde o novo cangaço, na década de 90, até os dias de hoje, com o domínio de cidades e, o que vemos são autores desses crimes responderem apenas ao roubo qualificado e, existe um estudo com uma proposta de mudança na legislação e por isso esse simpósio engloba MP, Secretaria de Segurança, Escola de Governo”, explica o comandante do BOPE.

Para o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Fábio Goldfinger, a capacitação aos promotores é de extrema importância, uma vez que o MP é o receptor imediato de toda investigação e política criminal envolvendo os assaltos. “Para o Ministério Público é extremamente importante, bem como para a polícia, visando preparar os policiais que atuam frente às organizações criminosas, como por exemplo os policiais do Gaeco e outros órgãos que combatem o crime organizado”, destacou.

A Escola de Governo irá participar ativamente da realização do simpósio. “Nós vamos apoiar com parte das despesas da realização do evento, bem como participar ativamente de todo o processo e a certificação será feita em conjunto pela Escola de Governo e a Escola Superior do Ministério Público”, explica o diretor da Escolagov, Antônio José Angelo Motti.

Conforme o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o Simpósio: Dinâmica dos Crimes Violentos e a Estratégia do Estado para o Enfrentamento, será realizado já no início do próximo mês.

Texto: Comunicação Sejusp

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.