Encontro de gestão de pessoas reúne palestras, painéis e mesas redondas sob o tema “Tendências, Estratégias e Inovação”

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 31, 2022 as 20:17 | Voltar

Na programação do evento estão palestras, mesas redondas e painéis, visando o debate sobre os desafios vivenciados, modernidade, legislação e obstáculos superados, além de dar espaço para o compartilhamento de vivências e muita troca de informações.

Na manhã desta quinta-feira (31.03) aconteceu a abertura do Encontro de Profissionais da Área de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Estadual, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento é uma realização da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), em parceria com a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) e Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).

O encontro que segue até esta sexta-feira (01.04), traz temas atuais relacionados à área de gestão de pessoas. O objetivo é apresentar novas tendências para o setor, atualizar sobre as mudanças na legislação previdenciária e preparar os gestores para a digitalização dos serviços públicos.

Conforme a titular da Secretaria de Administração, Ana Nardes, o encontro é mais uma oportunidade de compartilhar experiências e discutir temas atuais, como modernização, mudanças na legislação previdenciária e os desafios relacionados ao setor. “A área de gestão de pessoas no setor público vivencia a todo momento profundas transformações, resultantes principalmente das mudanças das leis, da evolução tecnológica e dos conceitos e técnicas de gestão. Nesta linha, vemos a necessidade constante do desenvolvimento e qualificação dos servidores do setor”, ressaltou.

A secretária destacou ainda, o grande número de servidores que se inscreveram no encontro, que superou a expectativa inicial da oferta de 100 vagas. “Recebemos mais de 140 inscrições, isso mostra o interesse desses servidores na busca da qualificação”, garantiu.

A superintendente de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Administração, Ana Carina do Prado Ávila Verbisck, abriu a programação do evento com a palestra: "Novas Tendências em Gestão de Pessoas no Serviço Público". Em seguida, a saúde do servidor foi tema da mesa redonda, com a diretora de Clientes Cassems, Jucli Stefanello, a diretora de Assistência à Saúde Cassems, doutora Maria Auxiliadora Budib e a coordenadora de psicologia Cassems, doutora Cláudia Szucala.

Dando continuidade ao evento após o intervalo do almoço, aconteceu a palestra "O Novo Trabalho e a Criação de uma Cultura de Inovação Digital", ministrada pelo palestrante convidado, doutor Antônio Isidro da Silva Filho. Após a palestra, o evento foi finalizado com o painel de "Inovação em Gestão de Pessoas".

Na sexta-feira, a temática central será sobre previdência, com as palestras: Histórico da Previdência e Interiorização da Ageprev; Organização, Perícia Previdenciária e em Saúde; Legislação Previdenciária e Previdência Complementar; Sistema Integrado de Gestão Previdenciária e Censo Cadastral dos segurados ativos, aposentados e pensionistas e encerra com a palestra: Implementação do NAHPS – Núcleo de Atendimento Humanizado Psicossocial Ageprev.

Acesse aqui para conferir a programação completa.

Lançamento do novo Portal do Servidor

Na oportunidade, aconteceu o lançamento do Portal do Servidor com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha que representou o governador Reinaldo Azambuja.

O secretário destacou que a entrega faz parte da estratégia de modernização do Estado. “Mato Grosso do Sul é um dos estados mais modernos do Brasil. Na semana retrasada, por exemplo, fui com o governador Reinaldo Azambuja na Bolsa de Valores de São Paulo licitar um projeto que se chama Infovia. Ganhou uma empresa internacional que vai fazer 7 mil quilômetros de fibra óptica no nosso Estado. Vamos colocar wi-fi de graça em 142 praças em todos os municípios”, disse.

De acordo com a secretária Ana Carolina Araújo Nardes (Administração e Desburocratização), os novos serviços agilizam o funcionamento da máquina pública, eliminam o uso de papel para várias tarefas e facilitam acessos que antes precisavam ser solicitados presencialmente nos setores de recursos humanos dos órgãos.

“A modernização da máquina pública é uma das ferramentas essenciais para tornar mais eficientes as entregas e os serviços à população. O novo Portal do Servidor vai proporcionar mais acessibilidade, eficiência, agilidade nos processos e serviços relacionados à vida funcional dos servidores que antes eram realizados de forma presencial”, afirmou Ana Carolina Nardes.

Entre os novos serviços do Portal estão requerimentos de licenças, abono permanência, averbação de tempo de serviço, atualização de cadastro e o acesso a informações sobre a vida funcional do servidor, inclusive consulta e solicitação de férias. O endereço do Portal do Servidor é o www.portaldoservidor.ms.gov.br.

Confira os novos serviços:

Dados Cadastrais – Atualização cadastral, consulta de dados cadastrais e funcionais.

Dados Financeiros – Demonstrativo de margem, pensões judiciais e outros como emissão de contracheques, informativo de rendimentos, demonstrativos de margem.

Férias - consulta do período aquisitivo, solicitação de férias, documentos.

Requerimentos -  Abono permanência, averbação por tempo de serviço, doação de leite, doação de sangue, licença maternidade e paternidade, prorrogação de licença maternidade, licenças luto, casamento, saúde, acompanhante, apostilamento de nome.

Dados Funcionais – Relatório de vida funcional, mapa de frequência, mapa de tempo de contribuição.

Confira alguns momentos do evento - Fotos: Edemir Rodrigues            Raquel dos Passos, SAD