Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), em parceria com a Fundação Escola de Governo e o Sebrae, iniciou hoje (20) a primeira turma da capacitação “Como vender para o Estado?”. A iniciativa do Governo, inédita em Mato Grosso do Sul, agradou os cerca de 50 empresários participantes da oficina.
“Como vender para o Estado?” é uma agenda positiva, dentro do programa Fomenta, que tem como objetivo qualificar os fornecedores locais a vender para o Estado. O Comprasgov está inserido no Plano Estadual de Compras Governamentais, lançado no início de outubro pelo Governo do Estado.
Para o secretário-adjunto da SAD, Édio Viegas, que representou o secretário da SAD, Carlos Alberto de Assis, o curso capacita os pequenos empresários a atualizarem o sistema de Compras do Governo. “O governo é um grande comprador. Contrata milhares de serviços e bens e possui um cadastro dos seus fornecedores. Queremos ampliar as oportunidades para os pequenos negócios. Este curso faz parte do Plano Estadual de Compras Governamentais da SAD, com o objetivo de fortalecer a economia, estimular a participação do pequeno empresário, gerar mais empregos e criar mais oportunidades de crescimento” destacou Édio Viegas.
De acordo com o Sebrae, apenas 4% dos micro e pequenos empresários está cadastrado no sistema de compras do Governo. O Fomenta é um projeto nacional destinado a aproximar grandes compradores e pequenos fornecedores, entendendo a importância da qualificação dos fornecedores para a concretização das parcerias com o governo do Estado.
Para o diretor Presidente da Escola de Governo, Wilton Paulino Junior, é uma oportunidade para os pequenos empresários fortalecerem seus negócios. “É uma oportunidade que o governo está oferecendo para os empresários se credenciarem e se habilitarem para oferecer seus produtos e serviços para o governo. Como se cadastrar, como participar das licitações, como vender para o governo são alguns dos assuntos trazidos na capacitação. Neste momento de fortalecimento da economia é fundamental o crescimento dos pequenos negócios” afirmou Wilton Paulino Junior.
O curso prepara o empresário para saber como acontecem os processos licitatórios, desde o cadastramento da empresa até a entrega do pedido, incluindo simulação do pregão eletrônico com pregoeiros da SAD.
Para o empresário Vanderlei Turisco, representante do grupo Monza, é a primeira vez que o empresário recebe um curso sobre licitação oferecido pelo governo e direcionado aos empresários. “É a primeira vez que participo de um evento como este. Somos fornecedores do Governo. Temos uma grande expectativa e queremos fortalecer nossos negócios com o governo do Estado. Receberemos orientações sobre o manuseio no sistema de compras do governo. Isto é muito importante” disse o empresário.
Para a gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Sandra Amarilha, é um passo importante para os pequenos negócios. “Esta parceria entre o Sebrae, SAD e a Escola de Governo é muito importante para criar reais oportunidades de mercado para os micro e pequenos empresários” destacou Sandra.
A segunda turma acontece no dia 22 de outubro, das 9h às 12h, dentro da programação da Rota do Desenvolvimento da Região Centro Sul, em Dourados.
Boris Verbisck – Comunicação Escola de Governo