Em semana de reabertura, três unidades do Fácil realizaram cinco mil atendimentos

Categoria: Fácil, Serviços | Publicado: sexta-feira, abril 17, 2020 as 17:15 | Voltar

Campo Grande (MS) – Após três semanas com o atendimento ao público suspenso, as unidades do Fácil Guaicurus, Aero Rancho e General Osório retomaram o atendimento na segunda-feira (13.04) com a adoção de protocolos de segurança para evitar a proliferação do Covid-19.

Na semana de reabertura, foram registrados 5.097 atendimentos nas três unidades. Os órgãos mais requisitados foram o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Instituto de Identificação - Sejusp (emissão do RG) e Agência Fazendária (Agenfa).

Visando a segurança dos servidores e dos cidadãos, a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) adotou medidas, como: distância mínima de dois metros entre usuários; redução do número de pessoas dentro do Fácil, permitindo apenas 10 pessoas em cada unidade; organização de fila única no lado externo; entre outras ações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

Para o secretário-adjunto da SAD, Édio Viegas, o mais seguro ainda é permanecer em casa o máximo possível. Por isso, a recomendação é para que cada usuário verifique se o serviço que necessita do Governo é disponibilizado remotamente e, assim, comparecer presencialmente nas unidades do Fácil somente se for necessário.

“A recomendação do Governo é para que as pessoas evitem transitar e que cada um pesquise de forma efetiva se o serviço que necessita pode ser feito on-line. No caso do Detran, por exemplo, muitos serviços que o cidadão busca são possíveis de serem feitos pela internet. Então reforçamos para que evitem ao máximo o trânsito na cidade e que fiquem em casa, na medida do possível”, destacou Édio Viegas.

Ainda permanecem suspensos os atendimentos da Energisa, Águas Guariroba, Tribunal Regional Eleitoral e Agehab nas três unidades, assim como, a unidade localizada no Shopping Bosque dos Ipês. Para obter outras informações sobre as unidades do Fácil e os serviços disponibilizados neste período, entre em contato no telefone (67) 3317-2810.

Detran

Apesar de estar com os todos os prazos suspensos, o órgão mais procurado nesta semana foi o Departamento Estadual de Trânsito. Tendo em vista toda a demanda, vale destacar que muitos serviços podem ser realizados no site www.detran.ms.gov.br ou pelo aplicativo MS Digital, disponível para Android e iOS.

Através do site do Detran-MS é possível emitir guia para pagar o licenciamento do veículo; consultar e recorrer de multas; iniciar o processo para habilitação definitiva ou solicitar renovação; emitir boletos dos débitos do veículo e pagá-los através de aplicativos bancários.

Se ainda assim for necessário comparecer ao Detran de uma unidade do Fácil, destacamos que o órgão está distribuindo 70 senhas por dia, sendo 35 para a período matutino e 35 para o período vespertino, o horário de funcionamento é das 08h às 16h (uma hora de almoço das 11h30 às 12h30) e que órgão está com atendimento restrito, operando com apenas metade dos servidores.

Ana Letícia Gaúna - Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)
Foto: Elaine Paes

Publicado por: Raquel dos Passos

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