Dia do Abraço sela união de servidores pela solidariedade na reta final da campanha de inverno

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 22, 2023 as 16:48 | Voltar

“Seu Abraço Aquece”. Não foi por acaso a escolha do nome da campanha que arrecadou doações de roupas de frio e cobertores nas secretarias do Estado de Mato Grosso do Sul. “Nós pensamos em passar este sentimento que o abraço tem, que não se explica, mas se sabe como é”, descreve a madrinha da campanha, a primeira-dama Mônica Riedel.

Nesta segunda-feira (22), Dia do Abraço, a escadaria do Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho ficou repleta de solidariedade. Servidores da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), secretários e diretores-presidentes das Fundações de Turismo, Esporte e Cultura estiveram presentes no encerramento da campanha junto à primeira-dama, Mônica Riedel e a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Nardes.

A abertura foi com música, poema e saudação em terena. “Ûnati nakeyeyé”, que significa bom dia a todos, desejado pelo coordenador-geral do programa Cidadania Viva, Maicom Alves.

Lançada no dia 12 de abril, a campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem”, recebeu cobertores e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação para serem doados a mais de 200 entidades beneficentes e organizações não-governamentais em Mato Grosso do Sul.

A ação é organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e tem como madrinha a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel.

“Geralmente a função de primeira-dama é dar visibilidade às ações e projetos que impactam, e eu estou muito feliz de estar à frente, amadrinhando esta campanha. Nossa intenção não era apenas bater metas, mas fazer com que as pessoas internalizassem esse sentimento. As metas acabaram sendo superadas, e claro que ficamos felizes porque serão mais pessoas atendidas. O que a gente faz, volta pra gente”, ressaltou Mônica.

A titular da SAD, Ana Carolina Nardes explicou que a campanha fica à cargo da secretaria de Administração justamente por ser uma ação que envolve os servidores do Estado. “Não adianta falarmos de entrega, e não vir com uma cultura, um pensamento e essa percepção. Nós temos que fazer disso um processo completo”, destacou Nardes.

A secretária completou a fala trazendo um diferencial da campanha deste ano. As doações também vão ser distribuídas entre as famílias ribeirinhas, quilombolas e indígenas do interior do Estado. “Aqui estão vários abraços que serão doados por vocês”, resumiu.

Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda agradeceu a participação dos servidores e o empenho na arrecadação. “Hoje é o dia do abraço, é muito bacana estarmos fazendo essa entrega não só pela questão objetiva, mas porque a gente mostra essa preocupação com a solidariedade”.

Presidente da Fundação de Cultura do Estado, Max Freitas enfatizou a participação do programa Cidadania Viva não só na apresentação do evento, como em toda a campanha. “Além do abraço, trabalhamos o exemplo para nossa juventude, e o melhor exemplo é sempre o caminho, para um futuro melhor, quero também ressaltar o empenho de todos os servidores da Fundação de Cultura na campanha para levar um acalento em forma de agasalho aqueles que mais precisam, nesse inverno”.

Secretária-Adjunta da Setescc, Viviane Luiza pontuou que a Campanha “Seu Abraço Aquece” vem ao encontro da premissa do Governo do Estado. “Olhando todos os que colaboraram, aqui está o resultado da fala do governador Eduardo Riedel, de que ninguém vai ficar para trás”.

Diretor-Presidente da Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling relembrou as campanhas anteriores e ressaltou que neste ano houve a figura do articulador, que ficou responsável por mobilizar as doações em cada secretaria e autarquia. Na Fundtur, por exemplo, os agradecimentos foram para a servidora Fátima Moreira Salomão.

Bruno Wendling aproveitou a fala para sugerir aos servidores que tenham sempre consigo um casaco para doar a quem precisa. “Tem pessoas que às vezes o projeto não vai chegar por n fatores, temos de ter em mente que cidadania é algo que a gente exerce em todos os dias da nossa vida”.

Pela Fundesporte, Marcelo Simões parafraseou “quem tem fome, tem pressa, e quem tem frio também”, ao dizer que juntos todos contribuíram para cumprir o objetivo da campanha. “Sabemos que estamos num país desigual em todos os sentidos, estas doações mostram que não é só arrecadar, é fazer um exercício de mente e olhar para o que o outro precisa verdadeiramente”.

Na apresentação do evento, os jovens integrantes do Programa Cidadania Viva, agradeceram o olhar solidário dos servidores em viabilizar um inverno mais seguro para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Eu vim da região do Dom Antônio, sei da importância que tem essa campanha na periferia”, compartilhou a aluna do Cidadania Viva, Sara Arinos.

Ao longo da campanha, a Setescc, junto das Fundações de Turismo, Esporte, Cultura e Assessoria Especial de Proteção e Defesa da Vida Animal, alcançou mais de 4 mil peças entre roupas e cobertores.

Toda doação será repassada ao Instituto Amigos do Coração que vai fazer a triagem das peças que serão encaminhadas aos projetos sociais que se inscreveram para receber a arrecadação, entre eles a ONG Maná do Céu.

Paula MAciulevicius - SETESCC

Foto: Daniel Reino