“Cãominhada” ocorre no próximo domingo e busca conscientizar sobre maus tratos

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 16, 2023 as 09:52 | Voltar

Com o objetivo de promover a conscientização contra os maus tratos a animais e atenção no trânsito (Campanha Maio Amarelo), a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, ligada a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), promove a 1ª Cãominhada do bem-estar animal, neste domingo (21) de maio. Os donos e seus pets realizarão uma caminhada em prol da defesa dos direitos dos animais. O evento é voltado aos cachorros, que também serão beneficiados em um espaço saúde pet com vacinação contra raiva, microchipagem e testagem para Leishmaniose.

O evento contará com um ponto de arrecadação de ração que depois serão doadas para protetoras das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e casas de abrigo de animais. Além disso, o Instituto De Proteção Ambiental De Mato Grosso Do Sul (IDPAMS), fará uma feira de adoção responsável para aqueles que desejam adotar cães e gatos, adultos e filhotes e também um stand com artesanatos e acessórios pet. Daniela Reis, que representará o IDPAMS, fala sobre a feira de adoção. “É importante mostrar o nosso trabalho em resgatar, reabilitar e colocar para adoção. Esses anjinhos merecem uma família pois passaram por fome, agressões e abandono.”

Será apresentado o Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo” que o Corpo de Bombeiros Militar de MS desenvolve desde 2012, uma ação de Cinoterapia (Intervenção Assistida por Cães) que conta com dezenas de cachorros que ajudam idosos, crianças autistas, entre outros. O tenente-coronel Fábio do Corpo de Bombeiros, explica sobre a finalidade da Cinoterapia. “É comprovado cientificamente que a presença dos cães em intervenções, auxiliam na melhora da saúde física, emocional e cognitiva, além de serem mediadores nos processos educativos pedagógicos e no bem-estar dos assistidos.”

A campanha levará diversão para as crianças com mascotes caracterizados, Espaço Kids e sorteio de brindes. A Cãominhada também servirá para apresentar a nova pasta da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (Vida Animal) que tem como principais diretrizes contribuir com o controle populacional, combate a zoonoses, maus-tratos e abandono de animais.

O Assessor da pasta Vida Animal, Carlos Eduardo, fala da importância do evento também para os donos dos pets. “As pessoas poderão ter lazer com os seus animais por meio da caminhada, o lazer é uma forma de exercer a cidadania. Estarão representando não só o seu cachorro, mas a causa animal, exercendo a cidadania e lutando pelo direito daqueles que não podem falar.”

A campanha é apoiada pelo Corpo de Bombeiros Militar de MS, Centro De Controle De Zoonoses, Secretaria de Estado de Saúde, Detran-MS, DECAT. E as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de proteção aos animais.

Serviço:

Dia: 21/05
Horário: 08h00
Em frente à Governadoria no Parque dos Poderes

Texto: Bel Manvailer, Setescc
Fotos: Divulgação 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.