A partir de janeiro de 2021, Governo do Estado terá novo sistema de protocolo

Categoria: Capacitação, Gestão Documental, Servidor | Publicado: quarta-feira, dezembro 16, 2020 as 10:49 | Voltar

Com a chegada do ano novo, o Sistema de Protocolo Integrado (SPI) será desativado e substituído pelo e-DOCMS – Módulo Protocolo, seguindo a premissa de modernização do Poder Executivo Estadual.

A mudança sistêmica ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2021 e possibilitará a normatização e padronização dos termos utilizados nos procedimentos processuais e as formas de produção documental com confiabilidade, autenticidade e acesso contínuo, além de garantir a organização e a preservação dos documentos.

Antes da mudança ser efetivada, a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) disponibilizou dois cursos on-line e gratuitos para os servidores que atuam com a execução das atividades pertinentes à abertura, operacionalização e movimentação de documentos do Estado.

O primeiro curso é “Normas e Procedimentos de Gestão de Protocolo”, que aborda sobre os procedimentos processuais, como: gestão documental; legislação; conceitos; atuação de processos; encerramento e abertura de volumes; juntada por anexação e apensação; desentranhamento e desmembramento; reconstituição de processo; arquivo; desarquivamento e empréstimo.

Já a segunda capacitação “Funcionalidades do Módulo Protocolo no e-DOCMS” apresenta o passo a passo para operar as ferramentas do sistema, como os menus: a receber, elaboração, no setor, meus, reservados, busca geral, SPI e contato externo.

Os cursos possuem 40 e 20 horas/aulas, respectivamente, e estão disponíveis no Portal do Aluno da Escolagov. Para se inscrever, basta acessar www.escolagov.ms.gov.br e informar a justificativa da sua inscrição.

Ana Letícia Gaúna, SAD