Campo Grande (MS) – Com objetivo de agilizar os trâmites internos entre Governo e Municípios, convênio celebrado na manhã desta sexta-feira (22.12) entre representantes do Governo e da Assomasul, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, prevê a ampliação do Sistema de Comunicação Eletrônica (e-EDOCMS), que há dois anos vem sendo utilizado em todos os órgãos da administração Estadual. A previsão é o sistema seja ampliado para os 79 municípios do Estado.
Com a implantação do Sistema de Comunicação Eletrônica, toda a documentação que hoje é impressa nos municípios e entregue pessoalmente nos órgãos, contabilizando gastos com impressão, transporte, diária de servidores, em 2018 será realizado no formato online.
Conhecido como e-EDOCMS, o sistema, que vem sendo utilizado nos últimos 24 meses em todos os órgãos Governo inicialmente será apresentado aos técnicos da Assomasul, entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio de um Workshop de Capacitação. “Além da economia, a substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta. O sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada gestor municipal terá seu login e senha e poderá acessá-lo por uma página na internet”, explica gestor do sistema, Antônio Muller.
Prefeito do município de Bataguassu e presidente da Assomasul, Pedro Arlei Caravina, pontuou que a ferramenta vai agilizar o trâmite na comunicação das prefeituras com a administração, especialmente nas questões burocráticas, quando o registro é fundamental. “Hoje todas as prefeituras trabalham em parceria com o Governo. E todos os dias, nós prefeitos temos aqueles calhamaços de papel para assinar. Não tenho dúvida que essa parceria nos trará ainda mais agilidade e eficiência”, pontuou completando que a instituição vai comunicar a intenção aos prefeitos e na sequência pretende elaborar um cronograma de implantação para 2018.
Elaborado em vários níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. Uma das grandes novidades é o sistema de certificação digital que permite a assinatura digital do gestor, ou seja, na prática, os gestores municipais poderiam validar toda documentação que será enviada o Governo do Estado de uma forma mais simples e rápida.
A expectativa é que o sistema seja oficialmente implantado no início de março. Um cronograma de implantação do sistema nos municípios será elaborado em janeiro. “Ao implantar o sistema, nós pretendemos facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, explica o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis que futuramente pretende ampliar a utilização do sistema para comunicação entre os munícipios e por secretarias.
Também participaram da assinatura do convênio o coordenador do e-EDOCMS, Antônio Muller, e o Superintendente de Gestão da Informação, Alessandro Menezes e o analista de informática da SGI, Fábio Caetano além de gestores e técnicos da Assomasul.
Rejane Monteiro, da assessoria de comunicação da SAD
Fotos: David Majella