Servidores estaduais participam de palestra motivacional com foco em autoconhecimento

Categoria: Servidor | Publicado: quarta-feira, novembro 18, 2015 as 16:29 | Voltar

Campo Grande (MS) - Com o tema “Como Ficar Bem em Tempos Difíceis” teve início hoje (18) no auditório do Tribunal Regional do Trabalho o Ciclo de Palestras para os Servidores do Poder Executivo Estadual. O evento promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Administração e Desburocratização, por meio da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas tem o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho melhor, agregar conhecimento e contribuir para a melhor qualidade de vida do servidor público.

A palestra ministrada pela coach Mônica Fernandes destacou a importância do autoconhecimento. “Saber enxergar além do que você vê no espelho e se amar. Isso evita a guerra interna, e ajuda a superar medos, dramas, e dar menos importância opinião dos outros” pontuou. Logo no início da palestra Mônica passou um vídeo e em seguida questionou os servidores “Quem aqui quer ser feliz? Como eu me porto diante das dificuldades? O que eu realmente quero é o que eu faço?” refletindo em seguida sobre cada pergunta e ressaltando a importância de amar aquilo que se faz, seja em casa ou no trabalho e consequentemente ser feliz e contagiar as pessoas. E deu um alerta sobre a existência da felicidade real e não apenas a virtual, muito comum nos dias de hoje.

DSC00630

De forma dinâmica Mônica citou exemplos e fez comparativos durante toda a palestra, destacando o “viver o agora” sem se preocupar com o passado ou futuro, pois ambos geram depressão e ansiedade. Falou da importância de ampliar a visão, “somos criadores da nossa realidade. Quanto mais amplio minha visão, mais longe eu consigo enxergar. E isso faz com que eu mude o meu olhar, seja diante dos problemas no trabalho, do colega que não respondeu meu bom dia, ou diante da crise econômica”. De acordo com a coach, cabe a cada indivíduo escolher enxergar um problema ou apenas mais um desafio a ser superado. “O que diferencia é esse olhar” ressalta.

Monica é Arte educadora e professora de teatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coach com certificação internacional pelo Instituto Holos, colunista do Portal da TV Educativa, Coach do Programa de TV Viva Bem e Gerente em Mato Grosso do Sul do grupo Vigilantes do Peso, Mônica Fernandes ainda é coautora do livro “O Poder do Mentoring do Coaching”, lançado em janeiro de 2016.

Entre os servidores que assistiram à palestra o clima era de motivação total. “Uma palestra excelente, motivadora que faz com que repensemos nossa vida e mostra que podemos ser felizes, o que depende única e exclusivamente de nós” declarou a servidora Katia Dias. Para Humberto Rezende, as reflexões fizeram toda diferença. “Na vida tem muitas coisas que já temos uma opinião formada, mas quando assistimos uma palestra como a de hoje faz com que a gente mude nosso jeito de pensar” afirmou.

O secretário adjunto da SAD, Édio Viegas participou do evento e destacou o quanto é importante promover ações voltadas ao servidor. “O Governo do Estado está valorizando e quer valorizar cada vez mais o servidor público, porque com uma equipe motivada e capacitada os resultados do nosso trabalho serão cada vez mais positivos para a população” concluiu.

DSC00591

“Como ficar bem em tempos difíceis” é a primeira, de um Ciclo de Palestras que o Governo do Estado vai oferecer ao servidor público esse ano e no decorrer de 2016, quando será divulgado um cronograma com as datas das próximas palestras. Para a superintendente de desenvolvimento de pessoas da SAD, Adriana Andrade o Ciclo de Palestras é mais uma ação desenvolvida para integrar o servidor e agregar conhecimento. “Nosso objetivo é oferecer palestras com temas de interesse do servidor. Queremos diversificar os temas, e discutir assuntos atuais. Será um momento de troca de conhecimento e informação. Teremos palestras sobre aposentadoria, previdência, saúde, esporte e cultura. Além dos temas que o próprio servidor pode sugerir” concluiu. O servidor que tiver interesse em sugerir algum tema para as palestras do ano que vem deve procurar a equipe da superintendência de pessoas na SAD ou através do www.portaldoservidor.ms.gov.br.