Secretária de Administração destaca avanços sobre a virtualização dos processos do Governo e novos concursos públicos em balanço sobre o primeiro semestre de 2023

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 3, 2023 as 10:52 | Voltar

Convidada desta segunda-feira (03) do Programa Livre, transmitido pela FM Educativa, a titular da SAD (Secretaria de Administração), Ana Carolina Nardes, apresentou um balanço das ações da secretaria no primeiro semestre de 2023, avanços e desafios da área meio da gestão Estadual.

Durante conversa com os apresentadores, a secretária destacou as principais atribuições da SAD, secretaria transversal, cujas ações impactam nas demais secretarias e no governo estadual. Da gestão de pessoas, que agrega cerca de 85 mil servidores estaduais à pagadoria e da licitação compras públicas, todos os processos passam pela secretaria. “Somos a gestão da área meio, dando suporte para as demais secretarias, para que o Governo possa fazer as entregas necessárias à população”, explicou Ana Nardes.

Entre as principais entregas do primeiro semestre deste ano, a secretária destaca a implementação da Lei n° 14.133, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além disso, Ana Nardes apontou a importância do censo patrimonial, já realizado na Capital e que em breve será executado no interior do Estado e ainda apontou o maior desafio da secretaria em 2023. “A implantação da Lei 14.133 a princípio com data de vigência para dezembro deste ano para cumprimento já está completamente implementada e não há mais uso de papel nos processos de licitação e compras do Estado”, revela.

Equipe FM EducativaO diálogo com os sindicatos é outra importante pauta apontada pela secretária. O Governo do Estado concedeu RGA (Reajuste Geral Anual) de 5% aos servidores estaduais. Este índice está acima do percentual da inflação dos últimos 12 meses, que é de 4,65%. O reajuste foi implementado na folha salarial de maio de 2023. “Realizamos, junto à Segov, reuniões para dialogar com os sindicatos e representantes das categorias dos servidores, recebemos todas as carreiras do Estado e estamos mapeando as reivindicações, sempre prezando pelo cuidado e pela preservação da saúde financeira da gestão. Atualmente a folha remonta cerca de 40% dos gatos do Estado e por isso, precisamos ter o olhar cauteloso sobre os gatos para podermos investir. A gestão tem as entregas a serem feitas à população e por isso atuamos de forma técnica e com atenção”, detalha.

Concursos – Pauta constante nas entrevistas, a secretária levou boas notícias aos interessados em ingressar no quadro dos servidores estaduais de Mato Grosso do Sul, pois, neste segundo semestre de 2023 ocorrerão dois certames. Um destes concursos é da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul) e o outro terá vagas destinadas ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). “Atenção aos editais, pois, o Governo autorizou o andamento do concurso da Funsau e estamos em fase de contratação das bancas para este e para o concurso do Imasul, ambos com previsão de abertura para este segundo semestre de 2023”, esclareceu a secretária.

A entrevista completa pode ser assistida nas redes sociais da FM Educativa: @redeeducativafm

Elci Holsback - SAD