Campo Grande (MS) – Com 60 mil casos diagnosticados por ano no Brasil e 12 mil mortes confirmadas nesse mesmo período, o câncer de mama é uma doença preocupante, mas que se diagnosticado precocemente, tem grandes possibilidades de cura. Como estratégia de reforço na conscientização dos servidores, a Secretaria de Administração e Desburocratização organizou nesta terça-feira (13), uma mobilização para chamar atenção sobre a importância da realização do autoexame.
Para o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, a conscientização sobre o diagnóstico precoce é uma das medidas de maior auxílio na prevenção ao câncer de mama sendo cada vez mais importante a sua divulgação e debate na sociedade. “É necessário um forte empenho para a conscientização sobre o autoexame como um diagnóstico precoce ao câncer. Isso possibilita um aumento de 80% de chances de sucesso para o tratamento da doença. Cuidar da saúde é fundamental”, pontuou.
A secretária adjunta da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia falou da sua experiência com a descoberta em 2012 de um nódulo na mama durante um exame de rotina. A descoberta precoce foi fundamental para o diagnóstico e tratamento. “Fui fazer exame de rotina e fui diagnosticada com câncer de mama. Passei por duas cirurgias, tratamento de radioterapia e até hoje tomo medicamentos. O que posso compartilhar com vocês é que a prevenção é essencial. Façam exames periódicos. Pior que a prevenção é descobrir que tem a doença. Então vamos nos cuidar, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura”, incentivou a secretária-adjunta.
Outubro Rosa – A campanha Outubro Rosa tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia, e nasceu em 1985 para promover a mamografia como método de rastreamento para o câncer de mama e foi uma iniciativa da American Cancer Society e de uma indústria farmacêutica. Com o passar dos anos o evento se firmou e atingiu relevância nacional e mundial. O laço rosa começou a ser utilizado como um símbolo de conscientização para o câncer de mama desde 1979.