SAD inicia 2ª fase do projeto de substituição de lâmpadas tubulares por LED

Categoria: Economia | Publicado: terça-feira, junho 20, 2017 as 15:34 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com previsão de economia entre 10% e 15% nas contas de energia elétrica, a Secretaria de Administração e Desburocratização iniciou nesta semana, a 2ª fase do projeto de substituição de lâmpadas tubulares por lâmpadas de LED. Durante a primeira fase do projeto, só com a troca de 140 lâmpadas, o prédio público contabilizou uma redução de 5.781 kWh, média de 22,6% a menos no consumo final de energia. Ao todo, cerca de 300 lâmpadas tubulares estão sendo substituídas por 150 lâmpadas de LED.

Responsável pelo processo de substituição, o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis explica que as lâmpadas de LED consomem até sete vezes menos que as incandescentes e representam metade do gasto das lâmpadas fluorescentes. “A economia de energia é o efeito, mas o objetivo principal é a conscientização dos nossos servidores na utilização da energia de forma consciente. Uma das formas é essa, substituindo o equipamento que consome muito por outro que proporciona a mesma iluminação e consome menos energia”, definiu.

Financeiramente a substituição é também bastante positiva. Para se ter uma ideia, em janeiro, o prédio da SAD que hoje conta com 245 servidores trabalhando em período integral consumiu 25.536 kWh cerca de R$ 12.115. Em abril esse consumo baixou para R$ 9.775, aproximadamente 19.755kWh. A previsão, com o início da segunda fase do projeto é a redução entre 10% e 15% no consumo médio, cerca de 1.900kWh. “É apenas o início de um grande projeto que pretendemos implementar em todos os prédios públicos do Governo Estadual”, antecipou o secretário.

O projeto faz parte do Programa Governo Consciente que monitora mensalmente gastos com água, energia elétrica, telefonia, passagens aéreas, diárias, vale transporte, combustível e manutenção de veículos buscando alternativas que contribuam na redução de gastos.

Texto: Rejane Monteiro, assessoria de comunicação da SAD

Fotos: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.