A Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) realizou nesta quinta-feira (28.04), uma reunião técnica com os superintendentes e diretores das Secretarias de Estado responsáveis pelos setores de gestão de compras e recursos humanos, a pauta central foi sobre a Virtualização dos Processos de Compras e Gestão de Pessoas. As inovações visam a migração do fluxo de documentos e trâmites que acontecem de forma física e digitalizada para o formato eletrônico.
A Secretária de Administração e Desburocratização, Ana Nardes, conduziu a reunião com a participação do Secretário-Adjunto, Édio Viegas, o Superintendente de Gestão de Compras e Materiais (Sucomp), Leonardo Dias Marcello e a Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), Ana Carina Verbisk. O evento aconteceu no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
O objetivo foi apresentar aos servidores responsáveis pela gestão de compras e recursos humanos os sistemas de virtualização dos processos que consistem em automatizar, inicialmente, uma boa parte dos processos de Gestão do Estado. O objetivo é reduzir custos e agilizar as informações dos atos administrativos no governo.
Para a secretária Ana Nardes, além da oportunidade de inovar e modernizar, o trâmite eletrônico garante a qualidade das entregas e assegura eficiência, produtividade e melhores práticas de Governança na área de compras públicas e gestão de pessoas.
No Portal do Servidor, lançado no dia 30 de março, foram implementados 16 novos serviços. Na nova versão, os servidores já podem fazer requerimentos de licenças, abono permanência, averbação de tempo de serviço, atualizar cadastro e ter acesso às informações da sua vida funcional, serviços que antes eram solicitados presencialmente nos recursos humanos. Outras funcionalidades estão sendo inseridas no sistema de gestão de pessoas e serão aprimorados para atender as necessidades do setor.
Já o processo virtual de compras, o sistema está sendo implementado e até a segunda quinzena de maio já estará disponível para tramitar os processos somente no formato eletrônico.
Ainda conforme a secretária, para melhor assimilação dos servidores, serão realizados treinamentos sobre cada etapa específica dos processos de migração, além disso, tutoriais serão elaborados para auxiliar no uso dos sistemas.
Galeria