Mapeamento de fluxos e processos em Gestão de Pessoas

Mapeamento de fluxos e processos em Gestão de Pessoas

Objetivo geral

Considerando a diversidade de temas que compõem o sistema estruturante Gestão de Pessoas, processados em 34 unidades setoriais nos órgãos e entidades e na coordenação central/SAD, aliados à falta de padronização desses processos, temos como reflexo:

– A morosidade e o aumento da margem de erros;

– Prejuízos para servidor e para o Estado.

O projeto tem por finalidade universalizar e agilizar os processos de Gestão de Pessoas.

Objetivos específicos

Identificar atividades que não agregam valor, recursos mal aproveitados, gargalos que causam atrasos e falhas que comprometem a qualidade.

Fortalecer a área de Gestão de Pessoas disseminando conhecimento e a busca por melhorias das normas e metodologia dos processos.

Padronizar as formas de execução, estabelecer metas e indicadores de desempenho, definir responsabilidades e atribuições.

Analisar necessidades e expectativas dos servidores da área de Gestão de Pessoas, alinhando os procedimentos de acordo com a legislação vigente, e a metodologia permitida por cada órgão.

Otimizar a comunicação e a integração entre as áreas envolvidas com a visualização do fluxo das atividades, as interfaces entre as áreas, os pontos críticos e as oportunidades de melhoria.

Obter indicadores de desempenho.

Responsabilidades e papéis

  • Verifica resultados previstos.
  • Verifica sistemas informatizados e processos mapeados.
  • Propõe melhorias ou inovações.
  • Conduz e integra as atividades do processo.
  • Apresenta e difunde os objetivos do processo.

  • Implementa processos.
  • Desdobra metas em itens de controles.
  • Define ações de melhoria e opina no mapeamento.
  • Mantem a mobilização da equipe.
  • Proporciona condições de participação.
  • Valoriza percepções para atingir eficiência e eficácia.

Resultados esperados

A Gestão de Processo sistematiza as tarefas da empresa, define as etapas para sua execução e aplica melhorias contínuas sempre que necessário.

A Gestão por Processo visa integrar todos os processos de uma empresa, com objetivos estratégicos comuns.

Vários processos são conectados entre si, e a gestão monitora o resultado como um todo, com o intuito de garantir a satisfação do cliente.

Contato

Responsável

Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas

Telefone

(67) 3318-1417

Endereço

Avenida Desembargador José Nunes da Cunha s/n – Bloco 1 – Parque dos Poderes – CEP.: 79031-310

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Cidade

Campo Grande

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