Servidores da SAD recebem Programa “Viva Saúde” nos dias 15 e 16

Categoria: Qualidade de Vida | Publicado: quinta-feira, setembro 15, 2016 as 15:28 | Voltar

Campo Grande (MS) – Servidores da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) participaram na manhã desta quinta-feira (15) da 2ª etapa do Programa “Viva Saúde”, coordenado pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas (Sudesp). Na sexta-feira (16) os procedimentos serão realizados das 13h as 15h30 na sala de reuniões da SAD.

7z2a0948

O programa tem por objetivo monitorar e atualizar avaliações de prevenção primária, proporcionar mecanismos para melhoria da qualidade de vida e reduzir fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no País. Desenvolvido há mais de cinco anos pela instituição, o programa consiste na triagem clínica e monitoramento físico, com profissionais de diversas áreas como: médico clínico geral, nutricionista, psicólogo, educador físico e fisioterapeuta.

Neste primeiro dia 44 servidores da SAD participaram do programa, que contou com uma educadora física e uma fisioterapeuta para realização da bioimpedância, que analisa a composição corporal, esclarecendo a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo, assim oferecendo o valor correspondente ao índice de massa corpórea (IMC).

De acordo com a educadora física Thays Gonçalves, os procedimentos do programa Viva Saúde são preventivos. “Além da bioimpedância aferimos a pressão arterial, realizamos o teste de glicemia capilar para os diabéticos, e quando há necessidade realizamos a expedição de guia de exame, que avalia o perfil lipídico do paciente. Estamos aqui para ajudar o servidor a entender como estão as medidas, e às vezes se detectamos um quadro de hipertensão ou diabetes já encaminhamos para um profissional” finaliza.

7z2a0951

Para a coordenadora de promoção da saúde e valorização do Servidor, Giselda Giffone, a parceria visa incentivar e motivar o servidor a sair do sedentarismo optando por hábitos saudáveis. “O programa traz as orientações para dentro do ambiente de trabalho, além de ser uma excelente oportunidade para o servidor realizar a prevenção primária sem precisar ir até a Cassems. Desde a primeira fase do programa os servidores têm participado, e já é possível ver os resultados, pois muitos têm mudado hábitos diários com alimentação e com a prática de atividade física” pontua Giselda que também participou da triagem nessa manhã.

Viva Saúde

O Viva Saúde desenvolve ações de conscientização entre os servidores, alertando que a mudança de hábitos, associada a exames de rotina auxiliam na promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida. A organização baseia-se na adoção das linhas de cuidado, responsáveis pela criação de vínculos entre o beneficiário e a equipe da Cassems, que acompanhará continuamente o paciente a fim de garantir a sua recuperação e mudança no estilo de vida.

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação/ SAD | Fotos: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.