Campo Grande (MS) – Responsável pela implantação do Programa de Gestão por Competências, a Coordenadoria de Gestão de Carreiras e Desempenho (Coged) vinculada a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) reuniu na manhã desta terça-feira (16) servidores da Agencia Estadual do Sistema Penitenciário (Agepen) para apresentação e detalhamento do projeto.
A reunião teve início com uma mensagem do Governador Reinaldo Azambuja. “Com esse modelo queremos avançar na excelência do serviço prestado pelo Governo do Estado com o cidadão, valorizando, reconhecendo e aperfeiçoando as habilidades de cada um de vocês” finaliza o Governador na mensagem transmitida por vídeo.
Em vídeo Governador Reinaldo Azambuja fala sobre o Programa.
A Coordenadora do Projeto, Ana Carina do Prado Ávila Versbisck definiu o programa como um projeto que estabelece o desenvolvimento e valorização das pessoas na gestão publica. “É um processo de gestão que além de aperfeiçoar a eficiência do serviço publico. Sendo bom para o servidor público, se torna uma politica de Estado e faz com que o Estado se desenvolva e se modernize” pontua Ana Carina.
Ana Carina, detalhando o Programa de Gestão Por Competências.
A primeira etapa do processo é o levantamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para que os servidores possam desenvolver serviços de qualidade, definindo assim as competências gerenciais e essenciais de cada órgão da administração direta e indireta do Poder Executivo de MS. Na segunda fase, prevista para 2017, será realizada a implantação do ciclo de gestão do desempenho e avaliação de desempenho individual.
Dividido por eixos, nesta primeira etapa, esta sendo disponibilizado via web um questionário do mapeamento das competências. A partir do dia 5 de setembro o questionário estará disponível na página www.gestaoporcompetencia.ms.gov.br para os servidores do eixo social, que compreende a Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Educação (SED) e Secretaria de Habitação (Sehab).
Diretor Presidente da Agepen, Ailton Stropa.
O Diretor Presidente da Agepen, Ailton Stropa, avalia o programa como um plano de excelência do serviço público que vai perdurar por vários governos. “Avalio de forma muito positiva, porque o Programa de Gestão por Competências além de melhorar para o servidor trará melhorias também no atendimento ao cidadão. Sem contar que esse planejamento é de extrema importância para solidificação de um novo tipo de Governo” conclui Stropa.
O servidor Arnold, reafirmando a importância do servidor participar.
O Diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker pediu a palavra e reafirmou a importância da colaboração de todos para a efetivação do projeto. “Cada um de nos tem o dever funcional da eficiência e eficácia, e a meritocracia vem reconhecer e valorizar aquele servidor que cumpre suas atribuições, que busca capacitação, que se dedica e dá o melhor de si todos os dias. Peço aqui a participação efetiva de todos, para que dentro desses levantamentos possamos mostrar quem somos e principalmente, onde queremos chegar enquanto servidor, enquanto instituição” finalizou o servidor.
O encontro reuniu cerca de 70 servidores da Agepen no Auditório da Governadoria, e no decorrer da semana o Programa de Gestão por Competencias, bem como o cronograma de ações, será apresentado para os demais servidores do eixo social.
Mireli Obando da Assessoria de Comunicação da SAD | Fotos: David Majella