Prazo para validação do PGDI termina nesta sexta-feira

Categoria: Gestão por Competência | Publicado: quinta-feira, junho 29, 2017 as 09:35 | Voltar

Campo Grande (MS) - Termina nesta sexta-feira (30), às 23h59,  o prazo para que os servidores estaduais validem as informações do Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI), ferramenta importante que encerra uma das etapas do Programa de Gestão por Competência, novo conceito em gestão de Recursos Humanos que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Considerada a principal etapa do Programa de Gestão Por Competências, o Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI) e a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) integram o processo de planejamento, acompanhamento, e avaliação de cada servidor, com base na definição de ações de desenvolvimento de cada um, potencializando habilidades e oferecendo qualificação quando houver necessidade.

Segundo a Gestora de Política de Desempenho e Desenvolvimento do Servidor Público Estadual, Ana Carina Verbisck, responsável pelo desenvolvimento do programa, até o momento 22 mil servidores aderiram ao PGDI, número que representa 80% da meta inicial. Ainda segundo Versbisck, quatro órgãos da administração já concluíram a fase com 100% de participação e outros 23 órgãos contabilizam mais de 80% de participação.  

Para o titular da SAD, o secretário Carlos Alberto de Assis, o encerramento com êxito desta primeira fase do programa é um marco no serviço público. “Esse é um programa de Governo que busca a eficiência e profissionalização do serviço público. O Estado vai investir na qualificação do servidor e aprimorá-lo para prestar um bom serviço ao nosso contribuinte” pontua Assis ressaltando que o servidor também será avaliado e reconhecido pelo seu desempenho com promoções e ascensões na carreira.

Gestão competente e melhoria para a sociedade

O PGDI é a ferramenta que as gerências e chefias de equipe irão utilizar para planejar, negociar e definir as entregas, as competências e as ações de desenvolvimento que o servidor realizará durante o ano e sobre a qual ele será avaliado.

Todos os servidores públicos civis, efetivos e comissionados, gerentes ou não, devem ter seus PGDIs. A ferramenta é parte da Gestão por Competência, que está em implantação pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Esse é um modelo de gestão de pessoas, já praticado e validado por muitas organizações públicas e privadas, para avaliar e desenvolver seus servidores, alinhando suas competências individuais às necessidades da administração pública, visando a melhoria da qualidade dos serviços. É pautada nos princípios da eficiência do serviço público e engloba o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, incluindo a adequação que for necessária para a modernização do Estado e a melhoria da prestação dos serviços à sociedade.

Rejane Monteiro, assessoria de comunicação da SAD

Foto: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.