Parceria entre ESCOLAGOV e ASSOMASUL amplia acesso às capacitações para servidores municipais de MS

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 8, 2023 as 15:30 | Voltar

Com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento, por meio dos cursos, qualificações e iniciativas educacionais da ESCOLAGOV (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), a SAD (Secretaria de Estado de Administração) pactuou junto à ASSOMASUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Termo de Cooperação Técnica a implementação do Programa de Parcerias para o Desenvolvimento de Competências nos Municípios.

Governador Eduardo Riedel, presidente da ASSOMASUL, Valdir Júnior, secretária da SAD, Ana Nardes e diretor-presidente da Fertel, Elias Mendes.

A iniciativa fortalece a premissa de uma gestão municipalista, defendida pelo Governo do Estado, visando contribuir com os municípios no desenvolvimento de suas competências institucionais através da capacitação de seus servidores, bem como ampliar as oportunidades de capacitação dos seus servidores.

De acordo com a secretária da SAD, Ana Carolina Nardes, a parceria irá promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de capacitação de servidores públicos e da melhoria da gestão pública, além de ampliar para as diversas regiões do Estado as ações da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, mediante a difusão de cursos de formação,  qualificação profissional e ações de ensino superior. “Com muita satisfação firmamos esta parceria com a Assomasul, que irá fomentar o que diz respeito  à capacitação dos servidores por meio de toda a experiência e qualidade nas ações de ensino da ESCOLAGOV”, destacou a titular da SAD.

Diretor-presidente da ESCOLAGOV, Ângelo Motti durante assinatura de termo de cooperação

A grande demanda por capacitação de seu quadro de servidores por parte dos municípios torna a ação ainda mais importante e já estão programadas pós-graduação, provas e cursos por parte da Escola de Governo, como detalha o diretor-presidente, Ângelo Motti. “Essa parceria irá viabilizar a municipalização da ESCOLAGOV, principalmente diante da necessidade de ampliação de conhecimento técnico, em especial ao que diz respeito às questões mais recentes, como a nova Lei de Licitações. Com a parceria, os municípios não terão a necessidade de investir recursos em assessorias externas, contando com apoio de qualidade da ESCOLAGOV gratuitamente”, assegura o diretor-presidente.

Já estão previstas a realização de pós-graduação em Gestão Hospitalar, com 81 vagas; provas dos Conselhos Tutelares em 31 municípios, além de curso de aperfeiçoamento para assistentes sociais, com 130 vagas.

O presidente da ASSOMASUL e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, destacou os benefícios da atuação conjunta. “Esse Termo de Cooperação entre a Associação e a SAD irá auxiliar na capacitação dos servidores municipais por meio de todo amplo conhecimento da ESCOLAGOV. Agradecemos pela atenção com os municípios”, afirmou.

As capacitações, cursos e atividades educacionais ocorrerão nos formatos on-line e presencial. Mais informações no site: www.escolagov.ms.gov.br.

Elci Holsback, SAD