A manhã desta segunda-feira (7) foi marcada pela abertura oficial da trilha formativa “Gestão Pública com Elas: Liderança e Protagonismo Feminino”, realizada pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul) a formação faz parte do projeto-piloto Protagoniza MS. Voltado exclusivamente para servidoras do Poder Executivo estadual, o programa tem como objetivo capacitar mulheres para o fortalecimento da liderança feminina no setor público, promovendo uma gestão mais inclusiva e representativa.
A abertura contou com a palestra “Vozes que Ecoam: Direitos das Mulheres e Políticas Públicas”, que trouxe reflexões essenciais sobre equidade de gênero na administração pública. Estiveram presentes no evento a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e a advogada e especialista em gênero e políticas públicas, Carla Stephanini, palestrante convidada.
Conforme destacou Mônica Riedel, falar sobre o crescimento das mulheres é falar de futuro, de possibilidades e caminhos que precisam ser construídos com coragem e determinação. “É sempre muito inspirador estar em espaços como este, que colocam em evidência o protagonismo feminino. Falar do crescimento das mulheres é falar de futuro, de possibilidades e, principalmente, de caminhos que nós mesmas precisamos construir e trilhar. Tenho certeza de que o encontro de hoje será mais um passo importante nessa jornada. ”
A primeira-dama também ressaltou que o momento se alinha aos pilares do Governo do Estado, especialmente à inclusão com prosperidade. “Uma prosperidade que só é possível com a presença ativa das mulheres em todos os espaços”. Segundo ela, cada passo dado por mulheres contribui para um Mato Grosso do Sul mais forte, justo e reconhecido nacionalmente pelo seu desenvolvimento”.
A secretária da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou a importância da presença feminina em espaços de liderança, reconheceu o papel transformador da Escolagov sob a gestão de Ana Paula Assunção e valorizou o trabalho de mulheres que atuam com firmeza na defesa dos direitos das mulheres e da equidade de gênero no Estado.
“Nesse espaço de liderança, é impossível não reconhecer a sensibilidade, o cuidado, as palavras e, com certeza, o trabalho que está sendo feito em Mato Grosso do Sul. É um prazer e uma honra ter uma mulher na diretoria da Escolagov. No Brasil, apenas 15% das mulheres estão em espaços de poder. Mas Mato Grosso do Sul tem avançado, e a presença da Ana Paula nesse lugar mostra isso. Ela tem feito a diferença nos temas, nas provocações, nas formações”, garantiu.
Durante sua fala, Carla Stephanini destacou a importância de compreender os marcos legais que asseguram os direitos das mulheres, bem como a necessidade de consolidar políticas públicas efetivas que garantam equidade de oportunidades dentro das estruturas de poder. Ela também abordou temas como o enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho, e os mecanismos de fortalecimento da presença feminina na política.
“A Escolagov tem um papel essencial na formação e, como bem disse a secretária Viviane, quando esse processo é liderado por mulheres, o olhar muda. O Programa Protagoniza é a prova disso. Ele fortalece o protagonismo e a liderança feminina dentro da administração pública, reconhecendo as servidoras em seus diversos espaços. Essa formação amplia a consciência sobre os limites que, muitas vezes, nos impedem de crescer e liderar. Por isso, temas como a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão são tão relevantes e necessários neste momento”, ressaltou.
A diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula de Assunção, fez a abertura oficial do evento e enfatizou o compromisso da instituição com o fortalecimento da liderança feminina no serviço público:
“Iniciamos hoje uma jornada que representa muito mais do que capacitação técnica. Estamos criando um espaço de escuta, aprendizado e fortalecimento mútuo entre mulheres que fazem a diferença na gestão pública de Mato Grosso do Sul. O Protagoniza MS é o reflexo de um novo tempo, no qual a equidade de gênero não é apenas um ideal, mas uma prática institucional. A liderança feminina tem um papel fundamental na construção de políticas mais justas, sensíveis e transformadoras. Que esta trilha formativa seja o ponto de partida para muitas trajetórias inspiradoras.”
Com 36 horas/aula, o curso será dividido em quatro módulos, com temas como gestão estratégica de pessoas, inteligência emocional, autoconfiança e comunicação assertiva. As aulas presenciais ocorrerão ao longo do mês de abril, com duas turmas formadas por servidoras de diferentes órgãos, funções e níveis hierárquicos do Estado.
Além da formação técnica, o Protagoniza MS busca criar uma rede de apoio entre mulheres do serviço público, incentivando a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para desafios comuns. A iniciativa é uma das ações do Governo do Estado voltadas à valorização da mulher e à promoção da equidade de gênero nas instituições públicas.
Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov