Secretário participa das discussões sobre a retomada do crescimento e os desafios da gestão pública

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 10, 2016 as 15:49 | Voltar

Edio Consad

Brasília (DF) – Enxergar a crise como oportunidade de mudança e ampliar o enfrentamento de problemas estruturais com ferramentas específicas para um novo conceito de gestão pública são alguns dos temas que vem sendo abordados no IX Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília. Direcionado aos secretários de Administração, o Congresso que conta com a participação do secretário adjunto da Secretaria de Administração e Desburocratização de Mato Grosso do Sul, Édio de Souza Viégas é o maior evento do Brasil, relacionado à gestão pública.

Edio 4

Encerrando o seu terceiro dia de participação no evento, Édio destacou que “neste momento de crise é importante manter esta troca de experiências para manter atualizadas as informações sobre serviço público com a finalidade de modernizar as práticas que podem melhorar a administração estadual". Para ele, a busca de uma gestão pública eficiente está diretamente relacionada à eficiência na aplicabilidade dos recursos públicos e às boas práticas no combate a corrupção. “Nesse momento, o papel mais importante é o da gestão”.

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD) e secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, ressaltou que a crise econômica e política instituída no País trouxe sérias consequências para a administração pública. No entanto, o cenário tornou-se uma grande oportunidade para reforçar o processo de inovação e aprimoramento da administração pública.

Na avaliação do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Gleisson Cardoso Rubin, nunca foi tão importante e oportuno discutir sobre gestão pública no País. “Ouviremos sobre crise econômica, política e institucional. Mas há outra crise que, talvez, necessite mais atenção: a crise de confiança. Precisamos focar nesse problema e buscar, juntos, estados e governo, a retomada da confiança dos cidadãos brasileiros”, explicou. Para ele, quanto mais transparente e tecnológico o estado for, mais será capaz de atender as necessidades e anseios da sociedade.

Na ocasião, também foram entregues as medalhas em honraria ao Mérito Consad de Gestão Pública 2016. Foram agraciados o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a primeira entidade a receber a premiação na história do Mérito Consad; o diretor do Instituto Publix, Caio Marini; e a consultora em Gestão Pública, Renata Maria Paes Vilhena. A honraria é concedida em reconhecimento à atuação profissional, no campo de gestão, da pesquisa ou da política em defesa da gestão pública.

Rejane Monteiro, da assessoria de Comunicação da SAD

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.