Campo Grande (MS) – Os municípios de Mato Grosso do Sul que optarem pela adesão de convênio firmado entre Governo do Estado e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), passarão a utilizar o Sistema de Comunicação Eletrônica eDOCMS a partir do dia 12 de março.
Na ultima segunda-feira (26) o Secretário Adjunto de Administração e Desburocratização, Édio Viegas participou do encontro de prefeitos na Assomasul, onde destacou a importância do sistema eDOC como avanço tecnológico para os municípios.
“Transformar um Estado analógico em digital é um dos compromissos do Governador Reinaldo Azambuja. E o eDOCMS é um sistema que revolucionou a comunicação interna no Estado. Com ele nós desburocratizamos, agilizamos a comunicação e economizamos milhões de folhas de papel. Só ano passado foram mais de 400 mil correspondências que nós deixamos de imprimir. Para os municípios será um grande avanço, pois hoje chega a levar mais de uma semana a correspondência de um município ate o Estado. Com o eDOCMS isso acontecerá em questão de segundos” avaliou o adjunto da SAD.
Utilizado há dois anos pelo Governo do EStado, o eDOCMS entra em produção a partir do dia (12.03) para os municípios que aderirem ao eDOCMS. Gestor do sistema, o servidor Antonio Muller explica que a metodologia de treinamento será a mesma utilizada para implantação nos órgãos estaduais. “Além de treinamento presencial e liberação do sistema, daremos todo suporte necessário para os municípios que irão designar dois servidores para passar por capacitação” pontua Muller.
Elaborado em vários níveis, o sistema permite acessos diferenciados aos gestores, colaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. Um dos grandes avanços do sistema é a certificação digital que permite a assinatura digital do gestor, ou seja, os gestores municipais poderão validar toda documentação que será enviada o Governo do Estado de forma simples e rápida.
Convênio Escolagov
Outro convênio celebrado entre Governo do Estado e Assomasul, prevê o intercâmbio de cursos ofertados pela Fundação Escola de Governo (Escolagov) para os municípios de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento o Diretor Presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior apresentou o portfólio de cursos disponíveis na modalidade Ensino a Distancia (EAD) para os municípios, e orientou sobre a documentação necessária para aderir à parceria.
Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)
Foto: Willams Araújo