Nova ferramenta vai agilizar Sistema de Comunicação Interna

Categoria: Gestão Pública | Publicado: terça-feira, junho 23, 2015 as 17:11 | Voltar

IMG_5140

Campo Grande (MS) – A partir de julho, os servidores da Secretaria de Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Governo, Casa Civil, Fertel, Fundesporte e Agência de Regulação passarão a contar com mais uma ferramenta para agilizar os trâmites internos. Com a implantação do Sistema de Comunicação Eletrônica, toda a documentação que antes era impressa e entregue pessoalmente entre os setores, como comunicações internas e ofícios, agora será feito online.

O novo sistema, que vem sendo utilizado nos últimos dois meses no formato de projeto piloto na Secretaria de Administração e Desburocratização e agências vinculadas, está sendo apresentado em um treinamento para os servidores ao longo dessa semana, no auditório da Superintendência de Gestão da Informação. “A substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta. O sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada servidor tem seu login e pode acessá-lo por uma página na internet”, explica o coordenador da Agiosul, responsável pela implantação do projeto, Antônio Muller.

IMG_5133

Elaborado em quatro níveis, o sistema permitirá acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. As grandes novidades são o sistema de certificação digital que vai permitir a assinatura digital do servidor, como já é realizado em diversos órgãos do judiciário em Mato Grosso do Sul e código de validação do documento que permitirá o acesso a qualquer cidadão. “É o primeiro sistema do estado a utilizar essa ferramenta de validação documental”, explica Muller pontuando a importância em validar documentos com origem no Poder Público.

A expectativa é que a segunda etapa de implantação do sistema passe a funcionar no próximo dia 10, na Sefaz e PGE e no dia 30 de julho, na Segov, Agepan, Fundesporte, Casa Civil e Fertel. “Ao implantar o sistema, nós pretendemos facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, além de termos mais controle da produtividade dos nossos servidores”, explica o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

Cronograma de implantação

Mesmo contando com um sistema de acesso rápido e fácil, a implantação deverá obedecer um cronograma. Na prática, todos os servidores terão acesso, mas é necessário que os gestores passem por treinamento. Em agosto, o sistema será implementado na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Secretaria de Educação, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Instituto do Meio Ambiente, Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul e Agência de Metrologia.  A meta, é que até outubro o sistema já esteja funcionando em todos os órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul.

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.