Governo de MS avança em transformação digital com novo sistema de compras governamentais

  • Publicado em 27 jan 2026 • por Laiana Horing Nantes •

  • A SAD (Secretaria de Estado de Administração) realizou, nesta terça-feira (27), uma reunião técnica de apresentação da transição dos Sistemas de Compras Governamentais SIGA-TR x Novo Sistema de Compras (SGC). A atividade aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal e reuniu gestores e servidores públicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, das áreas de compras e planejamento; jurídicas; financeiras e autoridades competentes no sistema.

    As diretrizes e regras de utilização do sistema virtual e integrado de compras do Estado e do Sistema Eletrônico de Contratos estão estabelecidas pela Resolução SAD/MS Nº 222, de 26 de janeiro de 2026, como plataformas oficiais e obrigatórias para a realização de despesas, envolvendo licitações, contratações diretas, Atas de Registro de Preços e a gestão de contratos, no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.

    Integrando os pilares de sustentabilidade e de transformação digital do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a SAD, por meio da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL), iniciou o processo de migração dos sistemas no segundo semestre de 2025, com os novos módulos do Sistema de Compras Governamentais (Módulo Demandas, Compras Preparação, Gestão de Atas e Dispensa Eletrônica), em adequação à Lei nº 14.133/2021 e aos decretos estaduais de governança. Diante do cenário de mudanças, a reunião técnica integra a estratégia de transição planejada entre o sistema anterior (SIGA-TR) e o novo ambiente de compras públicas (SGC).

    “O nosso foco na gestão de licitações e compras públicas é estar em processo contínuo de inovação e melhoria para a entrega dos serviços e políticas públicas. O novo sistema de compras é resultado desse esforço e a transição planejada entre os dois sistemas assegura continuidade dos processos em curso, segurança jurídica, padronização operacional e adaptação gradual das Unidades Gestoras, sem interrupção dos serviços públicos”, afirma o secretário de Estado de Administração, Federico Felini.

    A transição entre os sistemas foi planejada pela Secretaria-Executiva de Licitações com uma modelagem de adaptação das atividades próprias ao ecossistema das compras públicas, visando instruir os servidores na utilização correta do novo módulo de planejamento de compras e utilização de atas. Os dois sistemas devem seguir em paralelo até o final do ano.

    No evento,  também foram apresentados os canais de capacitação, suporte assistido e gestão de acessos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em conduzir uma transição colaborativa, segura e eficiente.

    A projeção é de que a transição entre os dois sistemas esteja completa até dezembro de 2026, com o novo sistema SGC operando exclusivamente. “Seguiremos trabalhando de maneira integrada com todos os órgãos e entidades do Governo do Estado a fim de realizar a transição de maneira segura”, finaliza Felini. 

    Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
    Fotos: José Augusto Faria, Comunicação SAD

    Categorias :

    Geral

    Veja Também