A advogada Muriel Moreira assume o comando da Secretaria-Executiva de Licitações vinculada à Secretaria de Estado de Administração (SAD). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (05.04).
Com 12 anos de experiência na área de compras, Muriel é especialista em Gestão Pública, Licitação e MBA em Gestão de Contas Públicas. A secretária-executiva tem um vasto conhecimento e uma visão aprofundada sobre contratações. Há oito anos trabalha no setor de Licitações e Contratos Administrativos da SAD onde liderou importantes coordenadorias, e estava à frente da Superintendência de Gestão de Compras e Materiais desde 2021.
Durante sua trajetória profissional atuou no processo de elaboração e estudos das regulamentações de transição para a nova lei de licitações, no Grupo de Trabalho composto pela Secretaria de Administração e a Controladoria-geral do Estado e Procuradoria-Geral do Estado, ministrou capacitação sobre compras públicas, no Curso de Formação da Polícia Civil de Delegado de 2022, e pelos trabalhos prestados na área foi reconhecida com a medalha de honra da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária (Agepen) em 2022.
Na função, será responsável pela formulação e a promoção de políticas e diretrizes relativas às licitações e contratos, análise, avaliação, orientação e o acompanhamento dos processos licitatórios para aquisição de materiais, equipamentos e de contratação de serviços para o Poder Executivo.
“A Secretaria-Executiva de Licitações possui um papel extremamente relevante para propiciar desenvolvimento e qualidade de vida à população do Estado. Para se alcançar tais objetivos vamos trabalhar com metas de um paradigma de gestão de compras públicas moderno, competitivo, digital, inclusivo, pautado em um planejamento probo e transparente, atendendo o que disciplina o plano de governo, de forma que o Estado possa oferecer à população de Mato Grosso do Sul a prestação de serviços públicos eficiente, com qualidade e celeridade”, explica Muriel.
Conforme a secretária, a partir de 1° de abril todos os procedimentos licitatórios do Estado começaram a seguir os princípios e diretrizes estabelecidos na nova Lei nº 14.133/2021. “A seara de compras públicas será muito desafiadora e, especialmente, neste momento em que a Administração Pública inicia a aplicação das novas regras de licitação, onde toda a estrutura e procedimentos estatais necessitam de ajustes e adequações de forma a atender e executar o novo regramento”, enfatizou.
A secretária titular da Secretaria de Administração, Ana Nardes, destacou a atuação da secretária-executiva de licitações na pasta. “Muriel construiu e contribuiu ao longo dos anos com a evolução do setor, acumulando experiência e bagagem, o que possibilitou integrar importantes funções na área de compras. Hoje temos uma equipe alinhada e pautada nas inovações da nova lei e no plano de governo atual de fazer gestão de compras com transparência, economicidade e eficiência nas entregas dos serviços públicos à população”, destacou.
Raquel dos Passos, SAD