Fórum reúne 200 servidores e debate indicadores de processo com foco em resultados

Categoria: Capacitação | Publicado: terça-feira, janeiro 31, 2017 as 11:36 | Voltar

Campo Grande (MS) – A 3º edição do Fórum Permanente de Processos, Transformação e Desenvolvimento reuniu na manhã desta terça-feira (31) cerca de 200 servidores estaduais que atuam na área de gestão de processos para debater “Gestão de desempenho e indicadores de resultado”.

A ação contou com a participação de três palestrantes com áreas diferentes de atuação, mas com especificidades quando o assunto é gestão de processos. O engenheiro civil, com MBA em gestão de projetos e especialista em gestão de empresas, Renê Ruggeri, detalhou o passo a passo da gestão por processos para a melhoria dos resultados. “A gestão por processos é uma ferramenta importante de condução para fazer a máquina girar. Mas para que isso aconteça, será necessário planejamento, tomada de decisões, execução e acompanhamento” exemplificou.

Mestre em Engenharia de Software, pós-graduado em Sistemas de Informação e graduação em Tecnologia de Processamento de Dados, o palestrante Alexandre Vazquez Mello, definiu processo como entrega de valor. “Quando melhoramos o processo consequentemente melhoramos os resultados. E para mudar os resultados precisamos rever e aperfeiçoar os processos” ressaltou.

Além de Renê e Alexandre, o Fórum contou com a palestra do consultor Maurício Sacramento, profissional com 17 anos de experiência em empresas de atuação global, com foco na excelência de resultados e no apoio às estratégias de negócio, possui MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria e bacharelado em Administração. 

Apesar da complexidade do assunto que envolve a gestão por processos que engloba diversos tipos de indicadores, os palestrantes foram dinâmicos em suas apresentações, despertando ainda mais o interesse do público pelo assunto. “Além de ser uma palestra que prende a nossa atenção, acrescenta muito no desempenho das nossas funções diárias” afirmou o servidor José Dilberto que atua no setor de protocolo da SAD.

7Z2A7717

"contribui para que entendamos a importância do planejamento estratégico" Rodrigo Estrada.

Participando pela primeira vez do Fórum, o servidor Rodrigo Estrada do setor de estatística no Procon, afirmou estar numa caminhada de evolução diária no aprendizado de processos. “Esse tipo de ação por parte do Governo do Estado contribui muito no processo de transformação e identificação do processo de trabalho mesmo, pois auxilia para que todos entendam a importância de seguir um planejamento estratégico com foco na otimização dos resultados”.

O secretário de Administração e Desburocratização Carlos Alberto de Assis destaca que a ação vem de encontro ao novo formato de fazer gestão. "Não existe mudança se mantermos hábitos antigos. É nossa responsabilidade como gestor, oferecer suporte, capacitação e preparar o nosso servidor para caminhar no mesmo objetivo de aperfeiçoar a gestão de processos para que o Estado possa atingir melhores resultados " pontuou Assis.  

Com três edições realizadas a coordenadora do Escritório de Processos, Gisele Fior ressalta que o Fórum Permanente é uma maneira de trazer essa nova forma de pensar o Governo como processos que se encadeiam, e pessoas que precisam melhorar sempre e constantemente o seu desempenho. “O tema desse fórum esta aliado ao início do planejamento das iniciativas que os gerentes irão desenvolver com suas equipes para alcançar as metas ao longo do ano” avaliou Fior.

7Z2A7720

Gisele Fior, coordenadora do Escritório de Processos. 

O Fórum Permanente realizado a cada dois meses pelo Governo do Estado através da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) e certificado pela Fundação Escola de Governo (Escolagov) tem o objetivo de fomentar a cultura da Gestão por Processos por meio de um ambiente livre a argumentações e que culminem na mobilização de lideranças para a prestação de melhores serviços, contribuindo para a transformação do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Mireli Obando, Assessoria de Comunicação / SAD | Fotos: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.