Em véspera de feriado, servidores destacam importância de doar sangue

Categoria: Solidariedade | Publicado: terça-feira, outubro 10, 2017 as 12:00 | Voltar

Mais de 20 servidores da SAD doaram sangue no Hemosul nesta terça-feira.

Campo Grande (MS) – Quando o assunto é solidariedade, não faltam servidores voluntários para abraçar a causa. Na manhã desta terça-feira (10) um grupo de 24 servidores da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) esteve no Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa para doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea. 

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

A ação que antecede o dia 11 de outubro, feriado da divisão do Estado, e o dia 12 de outubro que celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, faz parte de um cronograma da Coordenadoria Especial de Gestão de Pessoas (Cegesp) que a cada três meses encaminha um grupo de servidores para realizar a doação.

Segundo Humberto, se cada um fizer sua parte, o mundo pode ser melhor.

Um dos doadores da ação que antecede o feriado prolongado, o servidor Humberto Candido Rezende, de 51 anos destaca a importância de praticar a solidariedade. “Tenho a carteirinha e sempre faço minha doação. Acredito que se cada um fizer sua parte, o mundo pode ser melhor. Hoje não preciso, mas amanhã pode ser eu que preciso ou até mesmo alguém da minha família” ressalta Humberto que por ser homem pode doar a cada 60 dias.

Para Natielle que é doadora há 10 anos, doar sangue é um ato de amor e enobrece a alma.

No time das mulheres que podem doar a cada 90 dias, a servidora Natielle Braga conta que é doadora assídua e até recebeu um certificado por estar a 10 anos abraçando a causa. “Esse ano recebi até um certificado de “Uma década doando vida”. Mas o mais importante é ter consciência de que sempre há alguém precisando. Precisamos nos sensibilizar e doar sangue de forma regular, voluntária e solidária. Doar sangue é um ato de amor e enobrece a alma”, destacou a servidora lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Segundo a Hemorrede de Mato Grosso do Sul, em vésperas de feriado prolongado o número de doadores diminui, o que consequentemente reduz o estoque de bolsas de sangue. O funcionamento do Hemosul nesta terça-feira (10) segue normal até às 17 horas. No feriado de quarta e quinta-feira estará fechado, e na sexta-feira e sábado, o atendimento será das 7 horas às 12 horas. Para dúvidas ou informações entre em contato com o (67) 3312-1500 ou (67) 3312-1517.

Como ser um doador?

Para se tornar um doador basta comparecer a uma unidade da Hemorrede com documento pessoal com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 55 kg, estar bem alimentado e gozando de boa saúde.  Mais informações acesse a página do Hemosul. 

 

Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)

Fotos: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.