A equipe da Diretoria de Gestão da Informação (Dirgin), da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev), capacitou, entre os dias 15 a 19 de julho, 159 servidores que trabalham no setor de recursos humanos das secretarias do Poder Executivo Estadual. A formação abordou o Sistema de Gestão Previdenciária da Agência de Previdência (SisprevWeb).
Entre os servidores capacitados, 145 pessoas são profissionais que atuam nos RHs de todas as escolas estaduais do município de Campo Grande e cidades adjacentes (Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos).
Visando melhor aproveitamento, esses 159 servidores foram divididos em 11 turmas. Essas novas turmas surgiram por solicitação dos gestores da Secretaria de Educação, uma vez que o sistema SisprevWeb já está sendo usado para instrução de processos de aposentadoria em várias cidades do interior, uma vez que alguns servidores do interior receberam treinamento através do projeto “Ageprev Perto de Você”. Entretanto, o calendário do projeto para a capital e cidades adjacentes prevê treinamento mês de novembro próximo, por isso os novos grupos foram criados visando adiantar a virtualização dos processos de aposentadoria na escolas estaduais.
Além disso, servidores de RH da Fundação de Cultura, da Secretaria de Estado Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), FERTEL, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) além dos militares integrantes da Policia Militar de Mato Grosso do Sul e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tiveram um treinamento específico no sistema, pois além da abertura do processo virtual, também foram capacitados no saneamento dos dados, antes de envio do processo de aposentadoria para análise pela Ageprev.
Essa capacitação possibilitará aos servidores que abram processos de benefício de aposentadoria no SisprevWeb no ambiente do RH onde o servidor trabalha. Assim, o processo tramitará desde o requerimento até a publicação do ato da aposentadoria de forma digital, o que reforça a funcionalidade do papel-zero.
Outra vantagem que o sistema traz é que nesse tipo de processo previdenciário não haverá necessidade de o servidor do RH usar o sistema e-MS, uma vez que o próprio SisprevWeb faz integração com ele (via API), registrando o Número Único do Processo (NUP), bem como catalogando automaticamente todas as tramitações que ocorrerem entre os diversos setores envolvidos nos processos de aposentadoria.
O Diretor da Dirgin, João Ricardo, fez questão de evidenciar a importância que o uso do sistema pelos RHs “proporciona satisfação pela praticidade e facilidade que o Sisprev traz no dia-a-dia dos RHs, uma vez que o sistema apresenta uma excelente usabilidade, bem como, por ser integrado com o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (Sisged), apresenta uma agilidade considerável na montagem e trâmite desses processos previdenciários”, aponta.
Por fim, acrescentou o diretor, “os treinandos ficaram muito satisfeitos com a nova ferramenta, porque entre outras facilidades do Sisprev está a de simular benefícios de aposentadoria, onde em segundos os servidores dos RHs poderão informar aos servidores ativos dos seus órgãos de lotação, se já há possibilidade de aposentadoria e em sendo negativa essa possibilidade, o sistema apresenta quando esse benefício poderá se iniciar”, conclui Ricardo
Waldemar Hozano, Comunicação Ageprev
Fotos: Ageprev