Em reunião na EscoEX-TCE-MS, Ageprev orienta sobre a importância da realização do Censo Previdenciário  

Categoria: Servidor | Publicado: sexta-feira, março 10, 2023 as 17:15 | Voltar

Com o objetivo de ampliar o acesso às informações sobre o Censo Previdenciário destinado aos servidores estaduais, a Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), realizou no dia 07 de março, reunião na EscoEx - TCE-MS (Escola de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado), com a participação de servidores públicos estaduais de federações, sindicatos e associações.

 

Durante a iniciativa, o diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira, apresentou aos cerca de 30 participantes, a necessidade legal da realização do Censo Previdenciário, exigência presente na Lei Federal nº 10.887/2004, em seu Art. 9º, inciso II, que exige realização dessa atualização a cada cinco anos. Além disso, destacou a necessidade de manter a base cadastral atualizada, para efeito do Cálculo Atuarial, bem como melhorar a própria gestão da previdência.

 

“Necessitamos do apoio das entidades de classe para que repassem as informações sobre a atualização cadastral aos seus representados, pois, a ajuda dessas instituições em especial junto aos aposentados e pensionistas, na atualização cadastral previdenciária, irá proporcionar melhor andamento do referido Censo", destaca o diretor.

 

Outro ponto destacado pelo diretor foi as exigências presentes no Anexo I, que é a relação de documentos. Todo anexo foi explicado passo a passo, pois esse documento, de fato é a peça fundamental para a realização do recenseamento, já que se algum documento exigido como obrigatório não é apresentado, a finalização do recenseamento do segurado fica comprometida.

 

“O novo formato on-line do Censo MS trouxe uma inovação tecnológica, pois permite que os segurados escolham como realizar seu recenseamento, sendo certo que pode ser de virtual, quando o próprio segurado atualiza suas informações ou presencial, quando o segurado que tem pouca familiaridade com tecnologia e prefere ser atendido por um recenseador presencialmente”, avalia.

 

Sobre o Censo - a realização do Censo MS é uma obrigação dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social do MS (MSPrev) e também do Sistema de Proteção Social dos Militares - SPSM (Policiais e Bombeiros), sendo certo que aqueles servidores, ativos ou aposentados e os pensionistas que não 

fizerem seus recenseamentos terão seus rendimentos suspensos até realização efetiva dessa atualização cadastral. Insta destacar que o Censo MS é destinado

a todos os Poderes do MS (Executivo, Legislativos e Judiciário), bem como aos Órgãos Independentes (Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública).

 

Participou também da reunião de orientação, Ana Carolina Albuquerque, coordenadora do Censo MS, representante da empresa Agenda Assessoria, contratada pela Ageprev para execução do recadastramento, onde apresentou o sistema com a visão do segurado que precisará fazer seu recenseamento de forma on-line.

 

Atenta às necessidades dos segurados, a Ageprev realiza reuniões e atendimentos contínuos com foco no amplo atendimento dos servidores.   

 

Elci Holsback - SAD

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.