Em dia diferente, alunos vivenciam na prática a rotina da administração pública

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 8, 2018 as 11:37 | Voltar

Projeto oportuniza a criação do próprio conhecimento com a vivência do dia a dia de uma secretaria de Estado. 

Campo Grande (MS) – Com objetivo de vivenciar na prática a rotina da administração pública, uma comitiva de 45 alunos do 9º ano da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes do município de Bonito, acompanhados de professores e da coordenadação geral, passou logo no início da manhã, pela Secretaria de Administração e Desburocratização. O grupo foi recepcionado com um café da manhã pelo titular da pasta, Carlos Alberto de Assis e toda equipe de gestores da SAD.

Impressionados com a complexidade da administração, os alunos puderam conhecer todos os departamentos da secretaria que além do gerenciamento das compras públicas e folha de pagamentos, é responsável pela gestão de patrimônio da administração estadual, recursos humanos, imprensa oficial e gestão documental.

Para o professor de história Elton Teixeira, com a iniciativa o aluno tem uma oportunidade diferente de sair de sala de aula, através do projeto Curtindo e compartilhando a Democracia, conhecendo e vivenciando na prática a rotina de uma secretaria de Estado. “Importante para que eles tenham essa percepção do quão complexo é o dia a dia de uma secretaria de Estado como esta que trabalha em tantas áreas diferentes. Um organismo que não funciona sozinho, e que se faz necessário o trabalho individual de cada um aqui para que o nosso Estado possa andar”, definiu o professor.

Após explanar todo o funcionamento da secretaria, Carlos Alberto se colocou à disposição dos alunos para os questionamentos. Entre perguntas sobre orçamento, investimentos do governo Estadual no município de Bonito, salário do Governador e times de futebol, o destaque ficou para o aluno Vinicius Sanabria, 14 anos, que parabenizou toda equipe do governo pelo trabalho de equilíbrio das contas estaduais.  “Gosto muito de política. Leio bastante sobre esse tema e sei que o Brasil vive uma de suas piores crises, mas essa crise não chegou tão intensamente para nós como chegou em outros Estados. Sei que muito disso é trabalho do governo, de vocês”, destacou. 

Coordenadora da Escola, a professora Marilizi Duarte observou que dentro da Secretaria de Educação existe uma abertura muito grande para que as crianças sejam autônomas e criadoras do próprio conhecimento, incentivando as aulas práticas e viagens para que seja possível essa vivência. “Pegamos a nossa grade curricular e inserimos atividades práticas, desenvolvimento de palestras, construção de projetos importantes para os alunos”, sintetizou.

Com o dia cheio, o grupo passará pela Secretaria de Fazenda, participará ao vivo do Programa o Povo na TV com o jornalista Tatá Marques. No início da tarde, a visita será na Assembleia Legislativa e depois o grupo seguirá para o Shopping Campo Grande, para um momento de descontração, antes da viagem de volta para o município.

“Aprendi bastante sobre o Governo. Não sabia que uma secretaria só fazia tanta coisa. Foi muito bacana poder conversar com um secretário”, João Vitor Moreira, 12 anos.

“É a 1ª vez que venho a Campo Grande. Feliz por ser tão bem recebida e poder conversar sobre o funcionamento do governo, os projetos pra nossa cidade, e as coisas que o Governo faz para nós”, Talyta da Silva Gomes, 13 anos. 

Rejane Monteiro, da assessoria de comunicação da SAD

fotos: David Majella 

 

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.