Detento inova ao criar mecanismo para economizar água dentro de presídios

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: terça-feira, agosto 11, 2015 as 14:51 | Voltar

thumb_IMG_7588_1024

 

Campo Grande (MS) – Detento do Presídio de Trânsito (Ptran), Carlos Rodrigues de Moraes, de 47 anos, criou um mecanismo para economizar água durante os banhos dos presos, nas unidades prisionais. O sistema criado por ele, conta com uma espécie de tampão com um pequeno furo, que ajustado à instalação hidráulica, reduz a pressão e o fluxo da água.

Iniciativas como a dele permitiram, no sistema prisional, uma economia de R$ 267 mil aos cofres estaduais. “Eles precisavam de um sistema que diminuísse a pressão da água, mas não tinha como comprar, então estudei algumas alternativas e fiz a adaptação”, explicou o detento que é eletricista.

Para instalação do objeto nos chuveiros e torneiras da unidade, ele criou também a ferramenta que possibilita esse ajuste. A iniciativa chamou a atenção do diretor-presidente da empresa Águas Guariroba, José João Jesus da Fonseca que determinou que um de seus técnicos faça um estudo sobre a nova sistemática, inventada pelo detento para que seja implantado em outros órgãos.

O secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, elogiou a iniciativa do reeducando e pontuou que é preciso valorizar iniciativas dessa natureza. “Olha só, um detento que identificou um gargalo, correu atrás, estudou algumas alternativas e criou um sistema reduz o fluxo da água nos canos durante os banhos. Imaginem quanto essa alternativa vai economizar para os cofres estaduais daqui para frente”, pontuou Assis.

Rejane Monteiro – Comunicação SAD

Com informações, Mireli Gonçalves

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.