Conscientização garante economia de R$ 392 mil aos cofres estaduais com redução no consumo de água

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, outubro 9, 2015 as 16:36 | Voltar

entrega agepen

Campo Grande (MS) – Uma redução de 25% no consumo mensal de água no último trimestre. Esse foi o número apresentado pelas cinco unidades prisionais de Campo Grande que juntas, economizaram R$ 392 mil aos cofres públicos após o início da campanha de conscientização realizada através de uma parceria entre Secretaria de Administração e Desburocratização, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e a empresa Águas Guariroba.

Na manhã desta sexta-feira (09), durante a entrega simbólica da premiação alusiva ao “Dia das crianças”, as instituições que mais conseguiram economizar, receberam 38 bicicletas doadas pela empresa Aguas Guariroba entregues a custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e diretores do Presídio de Trânsito, da Penitenciária de Segurança Máxima, do Instituto Penal de Campo Grande, do Centro de Triagem e do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Seis bicicletas foram sorteadas entre as detentas do presídio feminino.

entrega agepen 3

A premiação é uma das frentes adotadas na ação, que abrange, ainda, apresentações educativas e culturais aos detentos e o monitoramento constante por técnicos no serviço de abastecimento, no sentido de identificar falhas e vazamentos no sistema, para que os problemas possam ser sanados imediatamente.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, lembrou que a iniciativa da campanha nasceu durante uma reunião na secretaria de administração ao comentarem o alto consumo de água nas unidades penitenciárias. “A partir daquele dia, fui me inteirar e verifiquei que nós gastávamos mais de R$ 2 milhões só com consumo de água e esgoto nas cinco unidades prisionais em Campo Grande e foi aí que resolvemos organizar essa parceria com a empresa Aguas Guariroba”, pontuou.

De acordo com o diretor da empresa Águas Guariroba, José João da Fonseca todos os investimentos da empresa são realizados pensando em médio e logo prazo e a reeducação através do consumo consciente é, sem dúvida um grande investimento para empresa fornecedora de água e responsável pelo tratamento de esgoto em Campo Grande. “Vamos trabalhar juntos para atingir a meta de 40% de redução. É possível chegar e vamos estar a disposição para ajudar no que for possível. E mais, se a meta for batida vamos aumentar mais 100 bicicletas para o ano que vem”, pontuou.

Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o secretario de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis observou que a Agepen e Água promovem mais que parceria, promovem uma mudança cultural. “Estão aqui gestores que tomaram conhecimento de um problema na minha sala, saíram de lá e colocaram para funcionar. Está aqui um empresário que vende um produto, mas que não está só preocupado só com o ganho fácil. Estão aqui funcionários e reeducandas que se mobilizaram para garantir o resultado. É um momento muito feliz de um governo que pregou a mudança. Porque essa mudança tem que chegar efetivamente na vida das pessoas, e quando vejo um resultado tão rápido. Volto para a secretaria feliz e ainda mais motivado a trabalhar por Mato Grosso do Sul”, observou.

entrega agepen 2

Reeducandas

A interna Cristina Valdete Francisco, 34 anos, disse que vai dar o brinquedo ao filho de nove anos durante a comemoração do dia das crianças no presídio. Segundo ela, tem tomado muitas medidas para economizar. Lavamos roupa apenas uma vez por semana, o banho só tempo suficiente, fechamos a torneira quando estamos escovando o dente”. A custodiada acredita que a nova postura também servirá de exemplo para o filho. “Vou mostrar para ele que o presente que ele ganhou é por que eu estou economizando água”.

cristina_valdete (1)

Adriana, 29 anos, conta que não tem filhos e por isso está pensando em doar a bicicleta para um sobrinho. A interna trabalha na cozinha do presídio e afirma que, junto com suas companheiras, tem tomado várias medidas para a economia de água. “A gente trabalha muito com água por causa dos alimentos, mas sempre fechamos torneira na hora  que não estamos usando”.

adriana_aparecida

Ainda durante o evento, foi apresentado o novo modelo de uniforme as custodiadas do presídio feminino Irmã Irma Zorzi. Uma nova entrega de bicicletas está agendada para o Natal.

Rejane Monteiro e Keila Oliveira