Confira as dicas de saúde para a Caminhada do Servidor deste sábado; inscrições estão abertas

Categoria: Caminhada do Servidor | Publicado: terça-feira, setembro 15, 2015 as 09:35 | Voltar

servidores caminhada

Campo Grande (MS)  – A segunda edição da Caminhada do Servidor será realizada no sábado (19) e centenas de pessoas devem comparecer ao Parque das Nações Indígenas, na Capital, em busca de mais saúde e qualidade de vida. Para quem pretende participar da caminhada é sempre bom ficar atento às dicas de hidratação, vestuários, alimentação e demais fatores que potencializarão os benefícios da caminhada.

De acordo com a professora de educação física da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Célia Cordeiro de Luna Vieira, a caminhada é uma das melhores atividades físicas que existe.

“É fácil, já que faz parte da vida cotidiana da maioria das pessoas e não precisa ser aprendida. É prática porque pode ser executada em quase qualquer lugar. É democrática visto que toda pessoa saudável pode praticá-la sem custo. E é completa, pois inclui exercícios aeróbicos e trabalhos musculares. Para ser aproveitada ao máximo deve ser feita com um bom tênis e uma roupa confortável, além de acompanhada de consumo adequado de água e alimentação balanceada”, diz a professora.

De acordo com Célia, com a caminhada é possível a queima de 250 calorias por hora, além de trabalhar a musculatura. “Quando a caminhada é realizada em uma superfície plana, são mais exigidos músculos dos membros inferiores como glúteos, panturrilhas e quadríceps. Em um aclive, o glúteo e a panturrilha são mais solicitados e o principal esforço fica com o quadríceps. Os músculos do tronco são exercitados em todos os casos”.

Outros cuidados que precisam ser tomados são com relação à hidratação e à alimentação. “Durante o exercício é aconselhável beber 30 ml de água a cada 20 minutos. É importante comer algo leve, como pão com geleia, biscoitos água e sal e sucos, uma hora antes de sair para caminhar. Alimentos à base de leite não devem ser consumidos, pois a digestão da lactose, assim como a sua absorção, é lenta, podendo levar a desconforto estomacal. Depois da atividade, deve-se seguir uma alimentação balanceada e saudável”, afirma a professora.

Outra dica importante é o uso de roupas leves, protetor solar e calçados adequados.

E aí? Vai ficar parado? Inscreva-se já para a 2º Edição da Caminhada do Servidor, basta acessar o site www.inscricaoeventos.ms.gov.br.

Diogo Rondon – Assessoria de Comunicação da Fundesporte

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.