Com sete finalistas, Secretaria de Educação leva dois prêmios por ideias inovadoras

Categoria: Prêmio de Gestão | Publicado: quinta-feira, novembro 10, 2016 as 08:15 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, ligada à Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), realizou na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da Governadoria, em Campo Grande, a solenidade de entrega do XI Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido para reconhecer e valorizar ideias inovadoras de servidores públicos para a melhoria dos serviços públicos prestados aos cidadãos. A solenidade foi acompanhada pelo secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Derbli.

A Secretaria de Estado de Educação (SED) teve sete finalistas e conquistou dois prêmios. O coordenador de Apoio das Coordenadorias Regionais de Educação, Lusival Pereira dos Santos, foi o vencedor da categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”, enquanto o técnico da Superintendência de Orçamentos, Finanças e Contratos, Alessandro José Perassoli ficou com o terceiro lugar na categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”. “Tenho muito orgulho da minha equipe. Eles sabem a diferença que fazem na educação de nosso Estado e o quanto já caminharam em sua jornada profissional”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta.

Nexxus – Plataforma Digital de Gestão de Parcerias Estratégicas

Lusival Pereira dos Santos apresentou o trabalho “Nexxus – Plataforma Digital de Gestão de Parcerias Estratégicas”, uma plataforma desenvolvida na época em que ele era coordenador de convênios, para propiciar economia de tempo e dinheiro tanto para a administração pública, quanto para as organizações da sociedade civil, instituições e outros agentes que celebram parcerias com a SED. “Este prêmio significa o coroamento de um trabalho em equipe, com o apoio da professora Maria Cecilia, do superintendente Marcelo Salomão e dos técnicos da Coordenadoria de Convênios e da DighitoBrasil, parceira da SED nesta ação”, afirmou Lusival.

img_3475

A implantação do Nexxus, sistema de informática em plataforma web, proporcionou benefícios imediatos com soluções práticas e precisas para a equipe da SED na formação de parcerias para o transporte escolar, repasse do Fundeb, Cedência de Pessoal e emendas parlamentares. “Com o sistema, diminuímos o número de telefonemas, dispensamos o uso de correio e passamos a realizar todas as ações no Nexxus, dando mais agilidade, segurança e transparência ao processo, ficando as ações registradas no histórico do sistema”, explicou o vencedor.

Desfazimento de Sucatas Existentes nas Escolas da Rede Estadual de Ensino, por doação às Associações de Pais e Mestres – APMs

Os materiais inservíveis e os equipamentos obsoletos acumulados nas escolas da Rede Estadual de Ensino são recolhidos por caminhões e, muitas vezes, o volume dessa sucata ultrapassa a capacidade de carga de um veículo, sendo necessária mais de uma viagem, o que aumenta a despesa com combustível, diárias e manutenção de veículos. Com a ideia de Alessandro José Perassoli, que visa desburocratizar esse processo de desfazimento, a sucata poderá ser doada à Associação de Pais e Mestres (APM), que será responsável pela venda desse material, por meio de leilão, retornando o recurso para a escola.

img_3494

A ideia, de acordo com o autor, colaborará para ambientes escolares limpos e organizados, com baixo custo operacional e propiciará um local agradável para as práticas pedagógicas em todos os ambientes escolares. “Quero levar adiante este projeto para fazer a organização do ambiente escolar. O que eu ganho? Quando eu andar pelas escolas limpas, com este projeto implantado, quero ter a satisfação de falar ‘está limpa porque aconteceu esse processo de desburocratização do desfazimento do patrimônio’”, afirmou Alessandro.

Confira os finalistas da SED:

Participante Trabalho Categoria
Lusival Pereira dos Santos Nexxus – Plataforma Digital de Gestão de Parcerias Estratégicas. Práticas Inovadoras de Sucesso
Davi de Oliveira Santos Implementação da Oferta de Educação Profissional. Práticas Inovadoras de Sucesso
Ronaldo Rodrigues Moisés Libras SED. Práticas Inovadoras de Sucesso
Alessandro José Perassoli Desfazimento de Sucatas Existentes nas Escolas da REE, por doação às APMs.  Ideias Inovadoras Implementáveis
Suintila Valino Pedreira Combinando Novas Tecnologias para Melhorar a Prática Pedagógica dos Professores da REE/MS – A Plataforma de Software Livre “Media Wiki” e o uso de Smartphones na Prática Docente. Ideias Inovadoras Implementáveis
Marcelo Monteiro Salomão Processo de Licitação da Alimentação Escolar. Ideias Inovadoras Implementáveis
Edna dos Santos Holsbach de Oliveira Secretaria Escolar: Secretaria do Futuro Ideias Inovadoras Implementáveis

Emília Dorsa – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação.