Campo Grande (MS) – Reunir diversos serviços em um só local proporcionando agilidade no atendimento e facilitar a vida do cidadão que procura pelos serviços do Governo do Estado. Esse é o conceito das unidades do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão.
Administradas pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) as quatro unidades do Fácil estão instaladas em locais estratégicos da Capital e realizam em média 1 mil atendimentos diários, com uma média de 20 mil atendimentos mensais cada.
Assim como a nomenclatura, Fácil Guaicurus, Fácil Aero Rancho e Fácil General Osório, estão localizadas próximo aos terminais de ônibus da Capital. Já a quarta unidade do Fácil, foi inaugurada há pouco mais de um ano no Shopping Bosque dos Ipês.
O secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis destaca a preocupação do Governo do Estado com a implantação do novo conceito de atendimento. “O principal objetivo da administração estadual é levar os atendimentos do Governo cada vez mais perto da população. Centralizando o atendimento, aquela pessoa que trabalha o dia todo, por exemplo, pode se programar para resolver suas pendências em horário de almoço sem precisar ir a diversos locais, basta ir até o Fácil mais próximo” ressalta Assis.
Os atendimentos oferecidos gratuitamente ao cidadão nas unidades do Fácil, vão de inscrição para aquisição de casas a emissão de carteira de identidade. Confira as descrições e horários de funcionamento no quadro abaixo.
Fácil General Osório Fácil Guaicurus Fácil Aero Rancho *Funcionamento: 8h às 16h
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ÁGUAS GUARIROBA
· Troca de Titularidade; · Aferição de HD; · Alteração de nome; · Conserto de cavaletes; · Consumo final; · Ligação de água e esgoto; · Reclamações da conta; · Religação e religação por consumo final; · Parcelamento de débitos; · Substituição de registro; · Pesquisa de débitos; · Segunda via de conta.
ENERGISA · Aumento de carga; · Redução de carga; · Consumo final; · Pesquisa de débitos; · Emissão de segunda via; · Informações de autoleitura; · Parcelamento de débitos; · Inspeção; · Ligação nova; · Religação. · OBS: não realizam serviços de alta tensão.
SEJUSP · Primeira e segunda via de identidade; · Senhas agendadas na internet com dia e horário de atendimento. · OBS: atestado de antecedentes criminais apenas no PI02 (Área Central).
AGENFA · Emissão de DAEMS de identidade e IPVA; · Atestado de antecedentes; · Certidão de boletim de trânsito; · ITCD.
BB-Rede Enterpag · Recebimentos de boletos de água, luz, telefone, IPTU, DARF, DAM, boletos de cartões de crédito (até R$700,00); · Recebimentos de guias de DETRAN, IPVA e boletos do Banco do Brasil (até R$1.000,00); · Saques BB de conta corrente (até R$800,00) e conta poupança (até R$400,00); · Depósitos BB para conta corrente e conta poupança (até 500,00); · Recargas para celulares; · OBS: não recebem boletos de AGEHAB, boletos de carga e alguns boletos de concursos.
DETRAN · Emissão de guias de pagamento; · Transferência de veículo; · Registro inicial de veículo; · Alteração de característica; · Segunda via de DUT/DUAL; · Licenciamento/IPVA; · Certidões; · Identificação de condutores; · Protocolos de multas; · Alienação/desalienação; · Negativas veiculares/CNH; · Formalização de processos de veículos; · Emissão de documentos. · OBS: emissão/renovação de CNH apenas no DETRAN do Pátio Central Shopping ou Shopping Campo Grande.
AGEHAB · Inscrições para aquisição de casas.
TRE · Emissão de título eleitoral; · Mudança de zona eleitoral; · Mudança de colégio eleitoral; · Justificativa eleitoral; · Certidões de crimes eleitorais e quitação eleitoral; · Cadastramento biométrico; · Atestado de comparecimento.
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Fácil Bosque dos Ipês *Funcionamento: 10h às 22h |
ÁGUAS GUARIROBA
· Troca de Titularidade; · Aferição de HD; · Alteração de nome; · Conserto de cavaletes; · Consumo final; · Ligação de água e esgoto; · Reclamações da conta; · Religação e religação por consumo final; · Parcelamento de débitos; · Substituição de registro; · Pesquisa de débitos; · Segunda via de conta.
ENERGISA · Aumento de carga; · Redução de carga; · Consumo final; · Pesquisa de débitos; · Emissão de segunda via; · Informações de autoleitura; · Parcelamento de débitos; · Inspeção; · Ligação nova; · Religação. · OBS: não realizam serviços de alta tensão.
SEJUSP · Primeira e segunda via de identidade; · Senhas agendadas na internet com dia e horário de atendimento; · Certidão negativa estadual; · Certidão cível e criminal;
AGENFA · Emissão de DAEMS de identidade e IPVA; · Atestado de antecedentes; · Certidão de boletim de trânsito; · ITCD; · Nota fiscal do produtor – eletrônica (NFP-E) DETRAN · Alegação de vendas; · Licenciamento; · Transferência; · 2 via de Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); · Vistoria;
BOMBEIROS · Atendimento ao publico geral; · Protocolo de documentos; · Vistorias de edificações; · FAT: Formulário de Atividades Técnicas; · Entrada de projetos até 900m2; · Encaminhamento de documentação relativa aos serviços prestados pelo 1º CBM e 6º CBM; · Esclarecimento de dúvidas do cidadão, relacionadas aos serviços de prevenção e pânico prestados pelo CBM. FUNTRAB · Seguro desemprego; · Intermediação de mão de obra; PROCON · Orientações ao consumidor e lojista; · Esclarecimento de duvidas; · Cartas de Informações Preliminares (CIPs); · Recebimento e encaminhamento de denuncias; |
Mireli Obando, Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD)
Foto: David Majella