Servidor tem oportunidade de acessar avaliação anterior do Programa de Gestão por Competência

Categoria: Gestão por Competência, Servidor | Publicado: terça-feira, março 6, 2018 as 09:57 | Voltar

Com sistema aberto, servidor pode consultar média anterior através do Radar e identificar os GAPS de competência para otimizar o direcionamento da carreira

Campo Grande (MS) – Considerada a principal etapa do Programa de Gestão por Competência, o preenchimento do Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI), segue aberto até 19 de março. Com o início do ciclo 2018, o Programa vem se consolidando como ferramenta importante na implantação desse novo conceito em gestão de Recursos Humanos que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul.

Obrigatório para os servidores públicos ativos, o Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual (PGDI) e a Avaliação de Desempenho Individual (ADI) integram o processo de planejamento, acompanhamento, e avaliação de cada servidor, com base na definição de ações de desenvolvimento de cada um, potencializando habilidades e oferecendo qualificação quando houver necessidade.

Segundo a Gestora de Política de Desempenho e Desenvolvimento do Servidor Público Estadual, Ana Carina Verbisck, responsável pelo desenvolvimento do programa com o início do novo ciclo, o servidor tem a oportunidade de consultar sua média anterior no Radar. “Além de preencher o seu PGDI, o servidor poderá acessar sua média anterior e identificar as lacunas de desempenho para que possa investir em conhecimento”, observa Ana Carina completando que o resultado corresponde à média da avaliação individual, avaliação da equipe e avaliação do líder.

Para o secretário de Estado de Administração de Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, a adesão de mais de 90% dos servidores públicos ao Programa é um marco no serviço público. “Esse é um programa de Governo que busca a eficiência e profissionalização do serviço público. O Estado vai investir na qualificação do servidor e aprimorá-lo para prestar um bom serviço ao nosso contribuinte” pontua; ressaltando que o servidor também será avaliado e reconhecido pelo seu desempenho com promoções e ascensões na carreira.

Gestão competente e melhoria para a sociedade

O PGDI é a ferramenta que as gerências e chefias de equipe irão utilizar para planejar, negociar e definir as entregas, as competências e as ações de desenvolvimento que o servidor realizará durante o ano e sobre a qual ele será avaliado.

Todos os servidores públicos civis, efetivos e comissionados, gerentes ou não, devem ter seus PGDIs. A ferramenta é parte da Gestão por Competência, que está em implantação pelo Governo do Estado.

Esse é um modelo de gestão de pessoas, já praticado e validado por muitas organizações públicas e privadas, para avaliar e desenvolver seus servidores, alinhando suas competências individuais às necessidades da administração pública, visando a melhoria da qualidade dos serviços. É pautada nos princípios da eficiência do serviço público e engloba o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas, incluindo a adequação que for necessária para a modernização do Estado e a melhoria da prestação dos serviços à sociedade.

Rejane Monteiro – Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Foto: David Majella

Publicado por: Raquel dos Passos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.