Com foco em aprimorar o atendimento ao público, servidores da Agepen iniciam curso de qualificação

Categoria: Qualificação | Publicado: terça-feira, agosto 4, 2015 as 13:13 | Voltar

agepen 4

Campo Grande (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) iniciaram nesta terça-feira (4) o “Curso de Atendimento ao Público”, oferecido por meio de parceria entre a Escola Penitenciária (Espen) e a Fundação Escola de Governo (Escolagov). A capacitação conta 36 participantes e está qualificando também profissionais das secretarias estaduais de Justiça e Segurança Pública e de Educação.

A qualificação acontece na modalidade presencial, abordando uma gestão de atendimento mais humanizada, com novo agir profissional no ambiente prisional, apresentando técnicas e procedimentos que promovam comportamentos e atitudes de resultados significantes para o atendimento, bem como trabalhando o foco na efetividade.

De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o curso presencial de atendimento ao público foi formatado exclusivamente para servidores da Agepen, mas foi aberta a participação de servidores da Sejusp e da SED por realizarem também trabalhos em unidades penais.

Durante a solenidade de abertura da capacitação, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destacou a importância de proporcionar qualificação constante aos agentes e reforçou que novos cursos estão sendo preparados, entre eles o do Grupo de Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta (Girve). Conforme Stropa, a capacitação, prevista para iniciar em outubro, se dará em três etapas: inicial, intermediária e avançada.

Presente no evento, o arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas de Lara Barbosa, falou sobre a necessidade de se prestar um bom atendimento às pessoas, de “valorizar os direitos humanos e agir com amor ao próximo”.

Em discurso, o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Junior, elogiou a atuação da Escola Penitenciária na formação dos servidores e revelou que apenas para a Agepen foram promovidas turma exclusivas de qualificação desde que assumiu a direção da fundação em maio deste ano. “Isso demonstra o empenho e preocupação da equipe em aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do trabalho, com servidores cada vez mais capacitados”, parabenizou.

Com apenas um ano na carreira penitenciária, o agente Jonildo Domingos da Silva , já se preocupa em aperfeiçoar o conhecimento profissional. Atuando na Casa do Albergado de Campo Grande, o servidor da Agepen vê no curso uma oportunidade de melhorar os serviços prestados. Já no primeiro período de aula, Jonildo identificou algumas situações que podem prejudicar o dia a dia profissional. “Muitas vezes o trabalhador não separa questões pessoais do serviço e isso acaba prejudicando, já que descarrega os problemas nas pessoas que tem que atender”, comenta.

Com carga horária total de 24 horas, as aulas prosseguem até quinta-feira (6), no período matutino e vespertino, realizadas na Escola Penitenciária. No mês passado, a capacitação foi oferecida a servidores penitenciários de Dourados e região.

Texto Keila Terezinha 

Colaborou agente penitenciária Fátima Paulino.

Publicado por: Rejane Monteiro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.